sexta, 16 de abril de 2021

Estado do Rio terá ‘Disque Maria da Penha’

O número ficará disponível 24 horas por dia. Foto: Arquivo/Plantão Enfoco

O Rio de Janeiro terá um número exclusivo para recebimento de denúncias sobre violência e descumprimento de medidas protetivas relacionadas à Lei Federal nº 11.340/06, a Lei Maria da Penha. A medida foi publicada no Diário Oficial do Estado desta quarta-feira (24).

O ‘Disque Maria da Penha’ ficará disponível 24 horas por dia e as ligações serão gratuitas. As chamadas serão recebidas por técnicos especializados em atendimento sobre violência contra a mulher. A lei também assegura o anonimato do denunciante, caso seja solicitado.

Além disso, as autoridades competentes deverão dar prioridade as denúncias recebidas pelo ‘Disque Maria da Penha’ ou pelos outros números de atendimento à mulher.

Procurado, o Estado ainda não informou a previsão para o início do funcionamento do novo número.

Como denunciar?

Caso precise de ajuda, as denúncias de violência contra a mulher podem ser feitas pelo Disque Denúncia Nacional de Violência Contra a Mulher, o 180, pelo 190 da Polícia Militar e pelo Disque Alerj para Direitos da Mulher, o 0800 282 0119. Pedidos de medida protetiva de urgência podem ser feitos através do aplicativo Maria da Penha, disponível no portal do TJRJ.

A vítima também pode registrar a ocorrência em qualquer delegacia de polícia, em especial nas Delegacias Especiais de Atendimento à Mulher (Deam).

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');