quarta, 12 de maio de 2021

Estado libera casamentos e formaturas, mas proíbe boates e casas de shows

Casamentos e formatura devem seguir a capacidade de lotação máxima de 40% em locais fechados e 60% em locais abertos. Foto: Pexels

O governador do Rio de Janeiro, Cláudio Castro, instituiu novas medidas de enfrentamento à pandemia do coronavírus. As medidas, publicadas no Diário Oficial desta terça-feira (4), serão válidas até o dia 18 de maio.

De acordo com as novas normas, feiras de negócios, exposições, eventos corporativos, casamentos, aniversários, formaturas e eventos realizados em espaços abertos, como parques e praças, estão liberados no estado. Desde que atendam a capacidade de lotação máxima de 40% em locais fechados e 60% em locais abertos, além de respeitar o distanciamento mínimo de 1,5m.

Continuam suspensas as atividades em casas de shows e espetáculos, boates, arenas, casa de festas infantis e espaços de recreação. Além disso, segue vedada a realização de eventos de rodas de samba, rodas de rimas, quadras de escolas de samba e blocos carnavalescos.

Os shoppings, bares, restaurantes, lanchonetes, academias, comércio de rua, salões de beleza e atividades realizadas por ambulantes legalizados continuam liberados respeitando as medidas de proteção à vida e a capacidade máxima de lotação de 40%.

As escolas estaduais continuam autorizadas a abrir, desde que funcionem de maneira híbrida e com a lotação máxima de 50%. Entretanto, cada unidade deve respeitar a avaliação epidemiológica da cidade.

Como nos outros decretos, o governo informa que “nos municípios em que já se encontrem em vigor medidas de proteção à vida relativas à Covid-19, observar-se-ão, na hipótese de conflito, as normas municipais”. Além disso, as cidades poderão promover barreiras sanitárias nas rodovias estaduais, caso haja necessidade.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');