quinta, 04 de março de 2021

Estado permanece em bandeira amarela com baixo risco para Covid-19

Covid-19, coronavírus, pandemia, Rio de Janeiro, exercício, Lagoa Rodrigo de Freitas, Zona Sul
Três regiões apresentam bandeira laranja, de risco moderado. Foto: Pedro Conforte

A 16ª edição do Mapa de Risco da Covid-19 mostra que a situação da pandemia se mantém em baixo risco (amarelo) em seis regiões do Estado do Rio de Janeiro: Baía da Ilha Grande, Médio Paraíba, Metropolitana II, Serrana, Litorânea e Norte. A Região Metropolitana I permanece na bandeira laranja (moderado). Já as regiões Centro Sul e Noroeste passaram da bandeira amarela (baixo risco) para laranja (moderado).

No geral, o Estado do Rio se mantém em bandeira amarela. A análise compara a semana epidemiológica 3 (de 17 de janeiro a 23 de janeiro) com a 1 (03 de janeiro a 9 de janeiro) de 2021.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelha (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

O Rio de Janeiro apresentou uma redução do número de óbitos (-45,5%) e de casos de internações por síndrome respiratória aguda grave (-49%) na comparação do período analisado. As taxas de ocupação de leitos no estado se mantiveram baixas.

No último dia 4 de fevereiro, esse índice estava em 65% para leitos de UTI e em 50% para leitos de enfermaria. Os resultados dos indicadores devem auxiliar na tomada de decisão dos gestores públicos, além de informar a necessidade de adoção de medidas restritivas, conforme o nível de risco de cada região.

Enfrentamento à Covid-19

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, até o momento, recebeu do Ministério da Saúde (MS) 758.120 doses da vacina contra a Covid-19, sendo 573.120 da CorovaVac e 185 mil da Oxford/AstraZeneca. Mais de 710 mil doses já foram enviadas aos 92 municípios, para atender aos grupos prioritários definidos pelo Programa Nacional de Imunizações.

Balanço vacinação

A Secretaria de Estado de Saúde (SES) informa que, até as 9h desta sexta-feira (05.02), 92 municípios registraram 260.034 pessoas imunizadas contra a Covid-19 no estado.

O balanço foi realizado por meio de busca ativa, a partir da gerência de Imunização da Vigilância Epidemiológica da Subsecretaria de Vigilância em Saúde, junto às coordenações/gerências de imunização dos 92 municípios do Estado. O balanço é atualizado diariamente e pode ser acompanhado pelo Portal Covid (https://vacinacaocovid19.saude.rj.gov.br/vacinometro).

Resolução conjunta Saúde e Educação

Uma resolução conjunta das secretarias de Saúde e Educação foi publicada no último dia 26, com diretrizes para a retomada segura das aulas presenciais de alunos, professores e funcionários desses estabelecimentos no Estado do Rio de Janeiro. A normativa estabelece regras para as unidades escolares estaduais e orientação às redes municipais e privadas, vinculadas à Seeduc-RJ.

Em casos de bandeiras roxa ou vermelha no município, não deve haver ensino presencial. Nos casos de bandeiras de risco laranja, amarela e verde, foram estabelecidos quantitativos máximos de atendimento presencial, levando em consideração a capacidade da unidade escolar. O mapa é atualizado todas as sextas-feiras e pode ser acompanhado no Painel Covid (http://painel.saude.rj.gov.br/monitoramento/covid19.html).

Itaboraí

A Secretaria Municipal de Saúde de Itaboraí informa que a cidade se encontra na bandeira laranja, risco moderado de contágio de Covid-19, tendo registrado até esta sexta-feira (5) 32.392 notificações.

Foram confirmados 8.941 casos positivos de Covid-19 e se encontram ainda em investigação 170. Vale ressaltar que 8.351 estão recuperados da doença. O município também já descartou 4.587 casos prováveis, mas, ainda sim, 409 óbitos foram registrados.

Cada bandeira representa um nível de risco e um conjunto de recomendações de isolamento social, que variam entre as cores roxa (risco muito alto), vermelho (risco alto), laranja (risco moderado), amarela (risco baixo) e verde (risco muito baixo).

São Gonçalo

De acordo com o boletim atualizado da Secretaria Municipal de Saúde, a cidade de São Gonçalo registrou nove óbitos em decorrência do novo coronavírus (covid-19) nesta sexta-feira (5), chegando a 1.288 no total.

Até o momento, São Gonçalo contabiliza 43.327 casos confirmados, 41.894 curados, 49 hospitalizados na Rede Pública Municipal de Saúde, 96 em quarentena domiciliar e 1.288 óbitos confirmados.

Os óbitos lançados no boletim de hoje são de datas retroativas, devido ao processo de investigação feito pela Divisão de Vigilância Epidemiológica, com base nos resultados dos testes realizados pelos pacientes.

Maricá

Maricá registra, até esta sexta-feira (5), 10.463 casos confirmados e 236 óbitos por Covid. Os óbitos deste boletim são de dois homens de 82 e 98 anos que moravam em São José de Imbassai e Bambuí. Estão curadas da doença 10.003 pessoas e há no momento 224 casos ativos, além de 15 óbitos em análise pela Secretaria de Estado de Saúde.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *