segunda, 30 de novembro de 2020

Fábrica de SG é notificada e tem venda de álcool em gel suspensa

Ação de fiscalização do Procon aconteceu nesta sexta-feira (24). Foto: Procon RJ

Uma fábrica de cosméticos, no bairro de Vista Alegre, em São Gonçalo, foi notificada com um auto de infração, durante uma operação de fiscalização do Procon Estadual do Rio de Janeiro, nesta sexta-feira (24). De acordo com a autarquia, foi constatada a falta do nome do responsável técnico no rótulo do álcool gel e foi suspensa a venda de todo o estoque.

Além de São Gonçalo, a fiscalização aconteceu em outros sete estabelecimentos no Centro, Zona Norte e Zona Oeste da cidade do Rio de Janeiro e na Baixada Fluminense. A operação foi deflagrada após denúncias de preços abusivos e venda irregular de álcool gel.

Na ação, foram feitos três autos de infração. Além da fábrica em São Gonçalo, uma loja de cosméticos, em São João de Meriti, e uma drogaria, no Recreio, foram notificadas pela autarquia.

Todos estes estabelecimentos deverão apresentar documentação que comprove a regularização dos problemas encontrados e tiveram amostras de produtos recolhidas e serão enviadas para análise ao Laboratório Central Noel Nutels (LACEN-RJ). Lá será possível verificar a qualidade dos produtos apreendidos, inclusive sua adequação as normas da Subsecretaria de um Vigilância em Saúde do Estado do rio de Janeiro.

Nos demais estabelecimentos não foram comprovadas irregularidades no momento da fiscalização. No entanto, todos que foram encontrados com valores acima do praticado antes da pandemia, deverão enviar comprovantes de compra e venda de álcool em gel e álcool 70%, antes e depois do estado de calamidade pública para a sede da autarquia.

O objetivo é de serem comparados e apurados pelo setor jurídico eventuais abusividades no aumento dos preços praticados. A autarquia já instaurou um ato de investigação preliminar para continuar verificando quem está produzindo e distribuindo esses produtos.

Publicada às 20h47

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *