terça, 01 de dezembro de 2020

Faetec abre inscrição para cursos de qualificação profissional

Ao todo são 1.420 vagas. Foto: Divulgação

A Fundação de Apoio à Escola Técnica (Faetec), entidade vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), abre a inscrição para 1.420 vagas nos cursos de Qualificação Profissional pelo Programa Novos Caminhos, o Antigo Pronatec. A inscrição é gratuita e será realizada no site da instituição.

O candidato terá até o dia 2 de abril, às 14h, para fazer a inscrição. As vagas serão determinadas por sorteio no dia 3 de abril. Para o melhor aproveitamento das vagas oferecidas, cada candidato só poderá efetuar inscrição para um único curso de Qualificação Profissional.

Os cursos são para quem possui formação mínima de ensino fundamental I incompleto, de acordo com o curso pretendido, comprovada no ato da matrícula. O aluno irá receber um auxílio para os custos com passagem e lanche.

“Esses cursos podem ser uma chance de recomeço na vida de muitos ou, até mesmo, a porta de entrada para conseguir o primeiro emprego. São diversos municípios alcançados com a oferta de cursos e uma gama de possibilidades para atuar em diferentes áreas. Aproveitem essa oportunidade”, declarou o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Leonardo Rodrigues.

Serão oferecidos 33 cursos profissionalizantes, entre eles, de Eletricista Instalador Predial de Baixa Tensão; Instalador Reparador de Redes de Computadores; Agente de Recepção e Reservas em Meios de Hospedagem; Encanador Instalador Predial; Pedreiro de Alvenaria; Operador de Editoração Eletrônica; Mecânico de Motores a Diesel; Costureiro de Máquina Reta e Overloque; Carpinteiro de Estruturas de Telhado; Soldador no Processo Eletrodo Revestido Aço Carbono e Aço Baixa Liga; Soldador de Estruturas e Tubulações em Aço Carbono no Processo Tig; Soldador Oxiacetilênico; Mecânico de Refrigeração e Climatização Residencial; Operador de Fresadora com Comando Numérico Computadorizado; Eletricista de Automóveis; Confeiteiro; Pintor de Automóveis, entre outros. Os cursos variam de dois a 10 meses de duração. A lista completa dos cursos está disponível no edital da seleção, no site da Faetec.

O candidato poderá escolher a unidade da Rede Faetec mais próxima de casa. As vagas são oferecidas para diversas regiões do Estado do Rio, como os municípios de Angra dos Reis; Mangaratiba; Rio Claro; Barra do Piraí; Piraí; Pinheiral; Valença; Rio das Flores; Mendes; Belford Roxo; Duque de Caxias; Japeri; Magé; Nova Iguaçu; Queimados; São Gonçalo; Rio de Janeiro; Seropédica; Araruama; Armação de Búzios; Silva Jardim; Bom Jardim; Campos dos Goytacazes; Laje do Muriaé; Miracema; Santo Antônio de Pádua; São José de Ubá.

“O programa contribui no aperfeiçoamento profissional de trabalhadores e na formação de mão de obra qualificada. A iniciativa busca a geração de emprego e o empreendedorismo”, afirmou o presidente da Faetec, Romulo Massacesi.

O período de matrícula dos candidatos sorteados para ocupar as vagas será realizado na unidade de ensino para qual se inscreveu, de acordo com a Carta de Apresentação do Ministério da Educação (MEC). A aula inaugural será no dia 25 de maio de 2020.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

19 thoughts on “Faetec abre inscrição para cursos de qualificação profissional

  1. Olá tenho 17 , tenho um sonho de entrar para a Marinha e tenho que ter um bom histórico até lá .

  2. Escelente sempre tive vontade de fazer um curso neste nível, mas nunca tive condições de pagar.

  3. Gostaria de fazer de confeiteiro, ou eletricista, estou muito interessada!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *