quarta, 16 de junho de 2021

Febre Amarela na região mobiliza diversas prefeituras do RJ

Nos próximos dois meses, setenta e cinco municípios dos estados do Rio de Janeiro, São Paulo e Bahia estarão vacinando contra a febre amarela com doses fracionadas. A decisão é do Ministério da Saúde, que adotou a medida seguindo a orientação da Organização Mundial da Saúde.

O fracionamento de doses é uma medida preventiva e emergencial adotada em razão do surto da doença no país. “A dose fracionada, até o presente momento, tem mostrado exatamente a mesma capacidade de imunização que a dose integral”, disse o ministro Ricardo Barros. A dose padrão da vacina contra a febre amarela protege uma pessoa por toda a vida, enquanto a dose fracionada protege por pelo menos oito anos. Quase 20 milhões de pessoas devem ser imunizadas durante a campanha (fevereiro e março), serão 15 milhões com doses fracionadas e 4,7 milhões com dose padrão. Aqui na região, os municípios de Niterói, Magé, São Gonçalo e Itaboraí estão na lista divulgada pelo Ministério da Saúde.

Vacinação em Niterói

A prefeitura de Niterói informa que as vacinas estão disponíveis em 29 unidades de saúde. Os sintomas da febre amarela são dor de cabeça, calafrios, náuseas, vômito, dores no corpo e icterícia. Pessoas entre de 9 meses de idade e 59 anos devem ser vacinadas. Os postos de saúde funcionam das 8h às 17h. São eles:

Policlínica Regional Sergio Arouca            

Policlínica Regional Carlos Antonio da Silva

Policlínica Regional da Engenhoca

Policlínica Regional Guilherme Taylor March

Policlínica Regional Itaipu

Policlínica Regional do Largo da Batalha

Policlínica Regional do Barreto

Policlínica Comunitária de Jurujuba

CCF Teixeira de Freitas

CCF Ilha da Conceição

CCF Badu

CCF Várzea das Moças

PMF Engenho do Mato

PMF Matapaca

PMF Cantagalo

PMF Sapê

PMF Cafubá II e III

PMF Maravista

PMF Caramujo

UBS Santa Bárbara

UBS Baldeador

UBS Piratininga

PMF Jonathas Botelho

PMF Leopoldina

PMF Maruí

UBS Centro

UBS Engenhoca

UBS Morro do Estado

Policlínica Naval de Niterói

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');