domingo, 07 de março de 2021

Flagra de aglomeração no primeiro dia de vacina para idosos em Niterói

O primeiro dia para vacinação de idosos a partir de 90 anos também teve momentos de aglomeração com filas na Policlínica Doutor Sérgio Arouca, no bairro do Vital Brazil, na Zona Sul de Niterói. O descaso com filas na unidade de saúde foi registrado por moradores do bairro, próximos do local.

Pelas imagens é possível ver a grande movimentação por volta das 9h na unidade, gerando aglomerações. Muitos idosos e acompanhantes foram até o ponto de imunização e enfrentaram, além do forte calor, longas filas e espera, apesar da Prefeitura de Niterói informar que em cada local de vacinação, uma equipe da área do idoso foi disponibilizada para receber e encaminhar a pessoa ao local de vacinação, verificando a necessidade de cada um.

A prefeitura também esclarece que todas as unidades contam com cadeiras de rodas disponíveis para os idosos, e o local de aplicação foi instalado próximo à entrada de cada Policlínica para evitar longos deslocamentos. Depois de vacinado, o idoso é mantido na policlínica por um período pequeno em observação.

“Achei um absurdo o que aconteceu. Muitos velhinhos, idosos mesmo, na fila, em pé, naquele calor todo. Foi desumano. Ainda não estou com idade de me vacinar, mas quando eu tiver, se ainda tiver desse jeito, eu não vou”

Vanda Neves, de 75 anos, aposentada e moradora da região

Ainda de acordo com moradores, por conta da grande movimentação de pessoas, houve até congestionamento em ruas próximas da unidade. Também foram atendidos idosos em sistema de Drive-Thru, gerando filas de veículos ao longo das ruas.

O secretário municipal de Saúde de Niterói, Rodrigo Oliveira, explicou que o processo de vacinação está sendo conduzido de acordo com o número de doses disponíveis para imunização.

“As equipes da Secretaria de Saúde estão vacinando e trabalhando diariamente. Apesar da grande procura, especialmente nos últimos dias, conseguimos atender a população de forma rápida, ágil e segura. Na próxima transmissão ao vivo, na quinta-feira, anunciaremos, de forma transparente, o calendário de vacinação da próxima semana. Já estamos com toda a estrutura para fazer o esquema drive-thru de vacinação, aguardando que tenhamos as doses suficientes para colocar esse sistema em funcionamento”

Questionada sobre métodos para evitar novas filas nos próximos dias de vacinação na unidade Dr. Sérgio Arouca, a Prefeitura de Niterói não respondeu.

Nesta terça-feira (2), as policlínicas do Barreto, Itaipu, Sérgio Arouca e Carlos Antônio da Silva seguem imunizando os idosos a partir de 90 anos. O cronograma foi anunciado pelo prefeito de Niterói, Axel Grael, nesta segunda-feira (1º), em transmissão pela internet.

Acamados

Sobre idosos acamados a partir de 90 anos, a administração municipal esclarece que nesta quarta-feira (3), a vacinação deve ser feita por agendamento através do e-mail [email protected], e as mensagens devem conter nome, sexo, data de nascimento, CPF, endereço, condição de saúde e telefone de contato.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *