sexta, 23 de abril de 2021

‘Fomos escorraçados’, diz trabalhador sobre demissão em massa em Niterói

Funcionários questionam e protestam contra demissão em massa. Foto: Lucas Benevides

Funcionários da empresa Econit Engenharia Ambiental, prestadora de serviços de limpeza urbana da Prefeitura de Niterói, se reuniram, na manhã desta quinta-feira (8), na frente da sede do Executivo, buscando explicações sobre a demissão de 40 funcionários ocorrida nas últimas semanas.

De acordo com os funcionários, existe a expectativa de que outros 110 empregados sejam dispensados nas próximas semanas.

“É complicado avaliar uma situação como essa. Trabalhamos durante a pandemia com condições difíceis e agora recebemos essa notícia inesperada. E agora, quem irá pagar as nossas contas? Todos temos famílias. Existem ‘funcionários’ que não fazem metade do trabalho que fazemos, nós éramos referência na empresa e fomos escorraçados”.

Funcionário, que preferiu não se identificar

Segundo o funcionário, que estava na empresa há um ano e oito meses, os trabalhadores passaram por condições insalubres durante a pandemia, com aglomerações e até falta de máscara na empresa.

Quem também esteve no ato foi o presidente do Sindicato dos Trabalhadores de Asseio e Conservação (Sintacluns), Romério Duarte, que relatou que a ação está prejudicando diversas famílias.

“Infelizmente, já saíram 40 funcionários e sairão outros 110, conforme já foi anunciado. Famílias estão chorando, sem uma perspectiva de melhoria diante dessa demissão de trabalhadores do bem. Os funcionários demitidos são pessoas de bem, que trabalhavam de verdade na Econit”, disse o presidente do sindicato.

Procurada, a Prefeitura de Niterói ainda não se pronunciou sobre o assunto.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');