sábado, 24 de outubro de 2020

Funcionários da saúde com salários atrasados em Niterói e SG

Secretaria de Saúde confirma atraso e garante pagamento na próxima semana. Foto: Arquivo

Funcionários dos hospitais estaduais Azevedo Lima (Heal), em Niterói, e do Alberto Torres (Heat), em São Gonçalo, denunciam atraso no pagamento em meio a pandemia do novo coronavírus, quando profissionais da saúde estão na linha de frente no combate à doença.

De acordo com as denúncias, os salários de todos os setores referentes ao mês de abril estão atrasados, assim como o valor das passagens. Em janeiro, enfermeiros, copeiras, ajudantes de cozinha e funcionários de manutenção de máquinas de roupas do Heal já tinham denunciado atraso de pagamento e do 13º salário.

“Estamos trabalhando há dias sob muita pressão por conta da pandemia e estamos sem salários e passagens, algumas pessoas estão pagando do seu próprio bolso sem ter. Estamos trabalhando, mas não sabemos quando iremos receber, ninguém fala nada. É uma tremenda covardia”, diz um funcionário do Hospital Estadual Azevedo Lima, que preferiu não se identificar.

O Heal informa que o pagamento das passagens é feito através de um cartão e nega que houve atraso. Em relação aos salários, a unidade confirma o atraso e justifica que a Secretaria de Estado de Saúde ainda não fez o repasse à Organização Social Instituto Sócrates Guanaes (ISG), responsável pela unidade. A administração informa ainda que as férias foram suspensas devido a pandemia do Covid-19.

Nesta quinta-feira (14), a Secretaria de Estado de Saúde (SES) informou que os repasses referentes ao mês de abril para pagamento neste mês de maio às Organizações Sociais Instituto Sócrates Guanaes e Instituto Lagos Rio, que administra o Heat, têm previsão de serem liberados na próxima semana, mas não esclareceu por quais motivos houve atraso nos repasses e se o erro persistirá nos meses seguintes.

Publicada às 17h25

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *