sexta, 04 de dezembro de 2020

Funcionários terceirizados do Detran realizam mais um protesto

Último protesto foi realizado em frente ao Detran de Neves, em São Gonçalo (Foto: Patricia Vivas/Colaboração)

Funcionários terceirizados do Departamento de Trânsito do Estado do Rio de Janeiro (Detran) realizam, nesta quinta-feira (7), mais um protesto reivindicando salários atrasados, desta vez em frente à empresa ITPlan (antiga Probid), no Centro do Rio.

Segundo o diretor jurídico do Sindicato de Asseio e Conservação de Niterói e Região dos Lagos (Sintacluns), Nézio Francisco, a empresa ainda não realizou o repasse dos pagamentos para os funcionários, enquanto o Detran já está em fase de contratação de outra empresa sem rescindir o contrato atual.

“Reunimos funcionários de Niterói, Araruama, São Gonçalo e Itaboraí para mais esse protesto. Além disso, estamos com a força do Sindicato da cidade do Rio de Janeiro e a Federação dos Sindicatos, já que a empresa presta serviço para o Detran de todo o estado”, afirmou.

Ele disse ainda que houve uma audiência com o Ministério Público no dia 28 de fevereiro, mas que não foi ninguém representando a empresa.  

Em nota, o Detran informou que empresa Probid entrou o ano de 2019 sem contrato que cobrisse seus serviços, o que prejudicou o pagamento dos funcionários. A pendência foi deixada pela gestão passada e está sendo resolvida dentro da lei, de acordo com orientação do Tribunal de Contas do Estado. O pagamento à empresa foi realizado no dia 27 de fevereiro.

Procurada, a ITPlan ainda não se pronunciou sobre o caso.

Paralisação

Os funcionários suspenderam seus serviços no dia 20 de fevereiro em Itaboraí e no dia 21 nas sedes do Fonseca, em Niterói, e Neves, em São Gonçalo.

Esses terceirizados são responsáveis pelos serviços administrativos, vistoria, vigilância e limpeza do Departamento, portanto estão trabalhando somente com 30% do pessoal. No entanto, os outros serviços, como emissão de carteira de identidade, seguem funcionando normalmente.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *