quarta, 12 de maio de 2021

Furtar tampa de bueiro e hidrometro vira rotina criminosa em Niterói

Ciclistas e motoristas devem ficar atentos aos buracos deixados a partir das tampas arrancadas em bueiros na Zona Norte de Niterói. Foto: Marcelo Tavares

Pelo menos dez bueiros tiveram as tampas arrancadas no Barreto, Zona Norte de Niterói, colocando em risco motoristas e pedestres em uma das principais vias da região. Outros bairros como Centro, Santana, Fonseca e Ponta da Areia também sofrem com a mesma modalidade de crime, cada vez mais comum na cidade.

Segundo o atendente Juliano Couto, de 33 anos, que faz uso da Rua General Castrioto, no Barreto, para ir ao trabalho, as tampas teriam sido furtadas recentemente. 

“Tem mais ou menos uns 20 dias que as tampas começaram a desaparecer. Primeiro começou com uma, depois notamos que várias foram removidas”

O comerciante Rafael Machado, de 53 anos, responsabiliza usuários de drogas pelos furtos para comprar entorpecentes em comunidades próximas.

“As peças são feitas de ferro, eu não sei como eles conseguem vendê-las. O ferro velho que compra esse tipo de material é conivente com o ato criminoso. A qualquer momento, alguém pode cair nos bueiros” 

Os buracos sem as tampas estão localizados no trecho entre o Cemitério do Maruí até a altura da Praça Nereu Guerra, no Largo do Barradas.  

“Objetos foram colocados pelo pessoal para conseguirmos ver e evitar acidentes, inclusive com ciclistas que trafegam próximo do meio fio, eles conseguem ver e desviar dos buracos” 

Adriano Palmeira, 36 anos, morador do bairro

Procurada, a Polícia Militar informou que os crimes de dano, furto e roubo a equipamentos urbanos (fios e cabos elétricos, placas, portões etc) são combatidos através do patrulhamento ostensivo e na atuação diante de situações de flagrante. O comando do 12ºBPM (Niterói) segue atuando de forma atenta para prevenir e combater este tipo de delito.  

A PM informou ainda que estes crimes podem ser considerados como crimes de oportunidade, ou seja, o agente criminoso espera uma brecha para agir após observar seu alvo. A colaboração da sociedade é fundamental no combate a esses furtos e roubos, denunciando criminosos nos canais de comunicação disponíveis. Para situações emergenciais, o acionamento é pelo Serviço 190. Denúncias podem ser feitas ao Disque-Denúncia (2253-1177) ou ao batalhão da área. 

Hidrômetros

O furto de hidrômetros também virou desafio para as autoridades na cidade. Em outoubro do ano passado, em um único dia, mais de dez equipamentos foram furtados no Barreto. Um vídeo com o flagrante viralizou nas redes sociais.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');