domingo, 25 de outubro de 2020

Golfinhos encantam moradores de Niterói

Animais nadavam livremente sem se incomodarem com a presença da embarcação. Vídeo via Grupo Plantão Enfoco

Um grupo de golfinhos foi visto na Baía de Guanabara, próximo a Niterói, na manhã do último sábado (16). O registro foi feito pelo morador da região de Pendotiba, o biólogo marinho Alexandre Moraes.

Segundo Alexandre, encontrar golfinhos naquela área não é incomum. Aproximadamente 30 animais da espécie Stenos bredanensis, comumente chamado de Golfinho-de-dentes-rugosos, incluindo filhotes, nadavam livremente.

“Estávamos saindo da Baía, por volta das 8h30, em direção às ilhas Maricás. Estimamos no dia, uns trinta golfinhos espalhados entre adultos e filhotes. Essa família transita na boca da barra e no interior da baía. Nesse dia [sábado], a encontramos em frente à Fortaleza Santa Cruz [em Jurujuba] e rumavam para Itaipu. O que me chamou a atenção nesse dia é que havia uns quatros ou cinco filhotes bem jovens”, disse.

O biólogo marinho ainda explicou que no dia do registro estava fazendo caça submarina e pesca esportiva, por hobby, junto com um amigo, e resolveu fazer o registro. Ele acrescentou que o grupo de golfinhos tem interagido com as embarcações.

“Como saio muito, ver golfinhos e botos, tanto no interior da Baía como em praias litorâneas e ilhas costeira, não é incomum. Na realidade eles sempre estão nas redondezas, apenas não fico observando para achá-los. Encontros como esse que filmei, já tive centenas. Nesse dia, quis registrar para mostrar à minha neta”, explicou.

Publicada às 10h40

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *