segunda, 18 de janeiro de 2021

Golfinhos fazem a festa na Praia de Itaipuaçu em Maricá

Banhistas e praticantes de esportes foram surpreendidos por um grupo de golfinhos, na manhã desta terça-feira (12), na Praia de Itaipuaçu, em Maricá. Os animais deram um show sincronizado na água cristalina. 

“Era por volta de 7h. Estava treinando o meu filho, quando olhamos para o mar e vimos cerca de oito golfinhos, não me restou outra coisa a não ser pegar o celular e registrar a cena”, disse Ronaldo Sanches, praticante de futevôlei. 

Ainda segundo Ronaldo, deparar-se com golfinhos virou rotina no mar de Itaipuaçu. 

Em dezembro do ano passado, um grupo de golfinhos foi visto nadando na mesma região. Na época, o momento também foi registrado por banhistas.

De acordo com Rafael Carvalho, biólogo do Laboratório de Mamíferos Aquáticos e Bioindicadores da Universidade Estadual do Rio de Janeiro (Uerj), é comum golfinhos da espécie nariz-de-garrafa.

“Não é estranha sua ocorrência na nossa costa, onde são observados em alimentação ou de passagem. Por ser possível que também ocorram próximos à zona de arrebentação e acabem causando curiosidade aos banhistas. O correto é simplesmente aproveitar a ocasião para observar os animais, mas não entrar no mar ou nadar na direção deles, pois pode perturbá-los”

Segundo Salvatore Siciliano, pesquisador do Instituto Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz), essa é uma população da espécie costeira, mas também pode ser encontrada em toda a zona costeira até a quebra da plataforma.

“ Por conta da água fria aqui no Rio de Janeiro, o mar é mais produtivo biologicamente, tem mais fitoplâncton, lulas, peixes, plantas, lulas, promovida pela ressurgência. A passagem de baleias e golfinhos é uma característica do Rio de janeiro, fazem parte da nossa história”, conclui.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *