quarta, 21 de outubro de 2020

Goteiras ‘fecham’ recepção da UPA do Fonseca

Goteiras são recorrentes na unidade de saúde, administrada pelo governo estadual. Foto via Grupo Plantão Enfoco

Pacientes voltaram a enfrentar transtornos por conta das goteiras recorrentes na Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Fonseca, na Zona Norte de Niterói. Nesta segunda-feira (2), as chuvas obrigaram a equipe da unidade a abandonar a recepção.

“Quando cheguei lá, até achei que a UPA não estava funcionando”, contou a doméstica Paloma Ferreira, de 27 anos.

Os funcionários improvisaram uma recepção em um dos consultórios, relatou a paciente. Na entrada da UPA, era preciso desviar dos bolsões d’água e baldes, dificultando o acesso de pessoas com mobilidade reduzida.

Moradora do Fonseca, Paloma optou por buscar a unidade ao notar sintomas de sinusite. “Prefiro a UPA em vez de buscar a policlínica, porque na unidade é possível fazer os exames e é referência em atendimento”.

No entanto, desta vez, os exames também estavam suspensos. A unidade não informou se os aparelhos de radiografia foram interditados em decorrência das chuvas.

Paloma precisou concluir o atendimento na unidade de saúde com receituário, mas sem exame para diagnóstico.

O problema das goteiras completou aniversário de um ano na UPA do Fonseca em fevereiro. Há um ano, vídeos exibiam baldes e até banheiras de bebê escoando a chuva no interior da unidade. Em janeiro deste ano, uma das salas da UPA foi interditada diante do risco de choque elétrico ocasionado pelas infiltrações.

A unidade, toda estruturada em contêiner, é administrada pela Secretaria de Estado de Saúde. Procurada, a coordenação da UPA Fonseca informou que algumas alas da unidade foram afetadas pelas chuvas, porém sem comprometer o funcionamento e atendimento dos pacientes.

A coordenação informou também que o aparelho de raio-X da UPA Fonseca sofreu uma avaria e, por isso, está inoperante. No entanto, reiterou que o fato não está relacionado às chuvas e que um novo componente para substituição no aparelho está em processo de compra.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

1 thought on “Goteiras ‘fecham’ recepção da UPA do Fonseca

  1. Muito triste pq esse UPA é ótimo fui passando muito mal fizeram exames e constataram que eu estava com confecção urinária, graças a Deus estou melhor. Cadê o prefeito que não vê isso.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *