quarta, 21 de outubro de 2020

Grande dia para pescadores de Maricá

Pescadores realizam pesca com tarrafa. Foto: Ibici Silva

Pescadores de Maricá aproveitaram a ressaca do mar e garantiram o pescado nas lagoas. Quem frequenta as lagoas na busca pelo peixe costuma conseguir em média até dez quilos, mas nesta quinta-feira (28) houve quem pescasse até 30 quilos de peixe. 

A tainha foi o principal peixe pescado. De acordo com pescadores por volta das 7h já era possível ver o aumento significativo dos cardumes se movimentando nas lagoas da cidade. 

Na localidade da Ponte Preta, o pescador amador José Carlos Silva, de 58  anos, conta que garantiu mais de 30 quilos de peixe.

“Toda vez que tem ressaca, os peixes sentem e se movimentam mais na lagoa, o que facilita a pesca. Foram mais de 30 quilos. Estou jogando a tarrafa desde às 7h, quando vi que estava dando bastante peixe chamei os amigos”, disse. 

Já na localidade na ponte do Boqueirão a pesca com tarrafa garantiu o almoço. 

“Está tendo bastante peixe hoje, sempre que posso venho pescar. Já garanti o almoço” comemora o aposentado Paulo César Sá, de 64 anos. 

Segundo o ambientalista Gerhard Sardo, a entrada de água salgada nas lagoas faz com que aconteça a maior movimentação dos peixes. 

“O que ocorre com as ressacas é um aumento da infiltração – percolação- subterrânea de água com salinidade sob o cordão arenoso que separa as lagoas do mar , bem como a entrada de fortes correntes marítimas pelos canais de Ponta Negra, Barra e Recanto , aumentando o fluxo de maré,  gerando a oxigenação e melhora na condições do ambiente aquático das lagoas, estimulando maior circulação de espécies variadas de peixes”, explicou. 

Ressaca

O Centro de Hidrografia da Marinha (CHM) informou que devido a passagem de um sistema frontal e a circulação dos ventos pós-frontal provoca agitação marítima com ondas, em alto-mar, de direção Sudoeste a Sul. A ressaca gerar ondas com altura entre 3,0 e 4,5 metros no litoral do Rio de Janeiro, até a manhã desta sexta-feira (29). 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *