domingo, 24 de janeiro de 2021

Grande Niterói recupera 47% dos empregos perdidos na pandemia

Niterói e Itaboraí são os municípios com os melhores desempenhos. Foto: Agência Brasil

Um levantamento feito pela Firjan e divulgado através da plataforma Retratos Regionais aponta que os municípios do leste da Baía de Guanabara (Niterói, São Gonçalo, Itaboraí, Maricá, Tanguá e Rio Bonito) recuperaram, de julho a novembro, 46% dos postos de trabalho perdidos entre março e junho, meses mais afetados pelas medidas de combate à pandemia e pelas incertezas em relação à economia.

De acordo com a Firjan, novembro foi o quinto mês consecutivo de saldo positivo de contratações, quando considerados todos os setores econômicos (indústria, comércio, serviços e agropecuária).

Niterói (+ 2.828) e Itaboraí (+1.321) são os municípios com os melhores desempenhos no período de julho a novembro.

A análise específica da indústria da microrregião mostra que o setor recuperou todos os empregos perdidos durante a crise da Covid-19 e ainda gerou 299 novos postos de trabalho formais. Itaboraí (+1.129) e Niterói (+797) também se destacaram positivamente entre julho e novembro.

O comércio, ainda no mesmo intervalo, está quase recuperando todos postos de trabalho perdidos. Já o setor de serviços, que iniciou a retomada das contratações somente em novembro, acumula perdas de 7.646 vagas desde março.

Análise estadual

Em novembro, o estado do Rio de Janeiro apresentou o quarto mês consecutivo de saldo positivo nos quatro setores econômicos. O resultado do mês (+32.673) chama atenção pela intensidade: as vagas geradas em novembro ultrapassam o resultado acumulado em outubro (+16.089), setembro (+9.449) e agosto (5.230).

Todas as regiões do estado do Rio apresentaram saldo positivo de contratações, quando considerados todos os setores econômicos. A Capital foi a principal contratante, com 16.226 novas vagas abertas, seguida pela Baixada (+5.721), Leste Fluminense (+5.302) e Sul (+2.628).

Retratos Regionais

A plataforma Retratos Regionais tem como base o saldo de empregos formais disponibilizados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged) do Ministério da Economia. Em painel setorial são disponibilizados dados específicos dos setores industriais. Em painel regional, que também permite a busca por município, é apresentado o cenário geral de empregos, incluindo todos os grandes setores.

Também está sendo disponibilizado Indicador de Retomada dos Empregos. A plataforma pode ser acessada através do site da Firjan.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *