terça, 20 de outubro de 2020

Guarda celebra força da mulher na segurança de Maricá

Palestra Dia Internacional da Mulher
Evento aconteceu na sede da Guarda Municipal. Foto: Ibici Silva

Em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, celebrado no próximo domingo (8), a Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional de Maricá promoveu na sede da Guarda Municipal, nesta sexta-feira (6), uma ação social para mulheres que compõem a pasta.

No evento, a luta histórica das mulheres por condições equiparadas aos homens, além da garantia de direitos contra a violência e machismo foram destacadas.

A chefe de gabinete da Secretaria de Ordem Pública e Gabinete Institucional, Lene de Oliveira, falou sobre a necessidade de identificar a forma de violência.

“Um ponto importante é destacar a mulher na sociedade e a forma de identificar os tipos de violência. O machismo é reproduzido de forma velada e as vezes naturalizada, muitas vezes até nós mulheres reproduzimos. Os números de violência contra mulher também é algo que nos assusta. Apenas em 2017, foram mortas 4.936 mulheres, o maior número registrado desde 2007”, explicou.

Atualmente 47 mulheres fazem parte da Guarda, o que corresponde a um terço do efetivo. O chefe da Guarda municipal, Renato Moreira, ressaltou a mulher na GM.

“A presença feminina é de suma importância na Guarda Municipal. As mulheres podem e devem exercer funções de segurança, liderança e ordem nas instituições, na Guarda Municipal de Maricá elas já exercem esse papel”, disse.

Guarda Municipal maricá
A guarda municipal Janaina está há 15 anos na corporação. Foto: Ibici Silva

A Guarda Municipal, Janaina dos Santos, de 47 anos, está na corporação há 15 anos.

“Atualmente a Guarda de Maricá é composta em sua maioria por homens. Ser mulher na corporação é um grande diferencial. Quando entrei tive que me impor, aprendi a usar de atitude, principalmente durante o trabalho nas ruas”, explicou.

Programação

Neste final de semana a Prefeitura de Maricá promove várias atividades na Praça Tiradentes, em Araçatiba.

Sob o tema “Pela Vida de Todas as Mulheres, por Democracia e Contra a Retirada de Diretos”, os dois dias do evento contarão com ações sociais e serviços gratuitos oferecidos por diversas pastas, além de rodas de conversas, shows musicais e demais apresentações e manifestações culturais.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *