sábado, 31 de outubro de 2020

Guarda Municipal detém 13 pessoas no Réveillon de Copacabana

A Guarda Municipal do Rio (GM-Rio) deteve 13 pessoas em ocorrências de furto, roubo, lesão corporal e tráfico de drogas registradas durante a operação especial para o Réveillon 2019. A maioria dos casos aconteceu no período da tarde de segunda-feira (31).

Guardas do Grupamento Especial de Praia (GEP) prenderam dois homens na altura do Posto 5 da orla de Copacabana após um princípio de tumulto e denúncias de tentativa de furto e roubo. O caso foi registrado na 12ª DP (Copacabana) como resistência e lesão corporal. Já equipes do Grupamento de Operações Especiais (GOE) registraram seis prisões após flagrantes de roubo e furto de celular na orla. As equipes de policiais militares e guardas municipais que atuam no programa Rio + Seguro, coordenado pela Secretaria Municipal de Ordem Pública, registraram uma apreensão de adolescente e uma prisão, ambas por furto de celular, e a prisão de um casal, por tráfico de drogas. Com o homem e a mulher, os agentes encontraram R$ 1.425,00, nove pinos de cocaína e dois tabletes de maconha. O homem estava foragido da Justiça. Já na manhã de terça-feira (1º), guardas municipais conduziram um homem para a delegacia por desacato, após atuarem para apartar uma briga.

Material apreendido em Copacabana durante a operação especial de Réveillon (Foto: Divulgação)

As equipes da GM-Rio utilizaram instrumentos de menor potencial ofensivo, como os dispositivos elétricos incapacitantes (pistolas de eleteochoque), adquiridos em outubro como mais um item de segurança para os guardas. 

Na areia, os guardas do GEP retiraram 71 estruturas, como barracas de camping, cercados e churrascos. Houve ainda registro de um auxílio ao público, no qual os guardas encontraram e devolveram o telefone celular de uma turista que estava na orla, e também retiraram dois cães da areia. Foram registrados também dez casos de crianças perdidas que tiveram auxílio das equipes na localização dos responsáveis. As ações de distribuição de pulseiras de identificação contaram com apoio dos mascotes, os bonecos Justo e Linda.

O esquema operacional da GM-Rio começou às 7h desta segunda-feira (31) e terminou às 19h de terça-feira (1º), envolvendo 1.774 guardas no total, que atuam no patrulhamento em geral e nas ações de ordenamento urbano e de trânsito e fiscalização do programa Lixo Zero, além de coibirem pequenos delitos. As ações são integradas com as forças policiais por meio do programa Rio + Seguro, associando planejamento, inteligência e tecnologia na prevenção à desordem urbana e pequenos delitos nos bairros de Copacabana e Leme. 

Trânsito

Do efetivo total, 616 guardas atuam exclusivamente na fiscalização e monitoramento dos pontos de bloqueio de trânsito seguindo planejamento da CET-Rio. Foram aplicadas 256 multas por estacionamento irregular. A Coordenadoria de Fiscalização e Reboque (CEFER), órgão ligado a Secretaria Municipal de Ordem Pública, rebocou 635 veículos por estacionamento irregular, desde domingo (30).

Logística

O esquema conta com apoio de 122 viaturas, entre veículos e motocicletas, 376 rádios de transmissão, além dos smartphones utilizados para a comunicação entre as equipes que patrulharam a orla e as ruas internas do bairro e também no Centro de Comando e Controle Móvel, que ficou estacionado na Avenida Atlântica, esquina com a Rua República do Peru, ligado ao Núcleo de Videopatrulhamento e com acesso às câmeras da prefeitura. O Centro de Comando e Controle Móvel contou ainda com um guarda bilíngue do Grupamento de Apoio ao Turista (GAT), para suporte e auxílio a turistas estrangeiros.

A operação também contou com agentes do Grupamento de Cães de Guarda (GCG) atuando no entorno das estações do metrô Siqueira Campos e Cardeal Arcoverde, apoiando o público que circulou pelo local e também realizando ações preventivas de patrulhamento, com foco na promoção da sensação de segurança. 

Também foram montadas cinco tendas operacionais, localizadas na altura da Avenida Princesa Isabel, ruas Rodolfo Dantas, Paula Freitas e Santa Clara, e em frente ao Posto 2, para dar suporte ao Grupamento Especial de Praia (GEP) que fizeram rondas na faixa de areia. 

Ocorrências em outros pontos de festejo-  Guardas do Grupamento de Operações Especiais (GOE), que também integrou a Operação Réveillon, apreendeu dois adolescentes após flagrante de furto em Ipanema. O caso foi registrado na 14 DP (Ipanema) e contra um dos adolescentes havia um mandado de apreensão em aberto. Em Botafogo, as equipes da Subdiretoria Técnica de Trânsito (Subtran) registraram aplicação de 53 multas.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *