Cidades

Guardas do Rio podem fazer greve no Carnaval

Agentes decidem a medida nesta quinta. Foto: Divulgação
Agentes decidem a medida nesta quinta. Foto: Divulgação

Os guardas municipais do Rio decidem nesta quinta-feira (20), às 10h, em assembleia, se entrarão em greve a partir da sexta-feira de carnaval. A deliberação será feita em frente à sede da Guarda Municipal, em São Cristóvão.

Segundo a Associação Frente Manifestante, que representa a categoria, as principais reivindicações dos agentes são o cumprimento das promoções previstas nas leis de plano de carreira da GM-Rio, o reajuste do ticket-alimentação, defasado há 8 anos e a convocação de cerca de 1.500 concursados de 2012.

Sobre o plano de carreira, a Associação informa que as duas Leis Complementares em vigor (100/2009 e 135/2014), que estabelecem as promoções, com avanço na carreira, não são cumpridas, gerando a estagnação dos servidores.

Durante a assembleia, os guardas também vão decidir de que forma será feita a greve: se por paralisação total do serviço público (com a manutenção constitucional de 30% dos serviços essenciais); se pelo chamado "aquartelamento" dos servidores nas suas unidades; ou outro dispositivo.

A Secretaria Municipal de Ordem Público do Rio ainda não se posicionou sobre as demandas da categoria.

< Transporte para animais em Maricá Ponte deve receber quase 2 milhões de veículos no carnaval <