terça, 20 de outubro de 2020

Hemorio faz campanha para incentivar doação no Carnaval

Campanha pretende incentivar as doações no carnaval (Foto: Arquivo/Gabriela Novaes)

O Hemorio lançou, na terça-feira (5), a campanha “Vista a fantasia da solidariedade” a fim de incentivar doações de sangue durante o período do Carnaval. Grandes escolas de samba do Rio de Janeiro participam da ação.

“Doar sangue representa salvar vidas, além de ser um ato humanitário. Estamos aqui praticando uma boa ação em prol da saúde”, destacou o secretário estadual de Saúde, Edmar Santos, ressaltando que a meta do Hemorio é atingir cem mil doadores em 2019, superando os 83 mil alcançados no ano passado.

Grandes escolas de samba do Rio de Janeiro participam da ação. Hoje, ritmistas, passistas e o casal de mestre-sala e porta-bandeira da Portela se apresentaram ao lado da corte do Rei Momo da cidade no salão de doação da unidade, no Centro do Rio.

Depois da apresentação da escola supercampeã de Madureira, virá a Mocidade, Mangueira, Vila Isabel e Salgueiro. As apresentações acontecem semanalmente até o fim de fevereiro. Bastaram os primeiros repiniques para o salão de doação do Hemorio virar uma passarela de alegria, impulsionando as doações.

Renato Magarão Nunes, de 50 anos, morador de Saquarema, fez questão de doar e destacou a importância do evento.

“Faço doação de sangue há 15 anos com a finalidade de contribuir para o aumento do estoque. São muitas pessoas que precisam para a realização de operações. Campanhas como esta são importantes, pois geram novos doadores”, disse.

De acordo com o diretor do Hemorio, Luiz Amorim, o estoque da unidade está em torno de 60%. Para ele, o ideal é que sejam coletadas 250 bolsas de sangue por dia. Com uma doação de sangue, é possível salvar até quatro pessoas, uma vez que o material é separado em diferentes hemocomponentes, como hemácias (glóbulos vermelhos), concentrado de plaquetas e plasma.

No dia 8 de fevereiro, será a vez da participação da Mocidade Independente de Padre Miguel no projeto. A Estação Primeira da Mangueira fará sua exibição no dia 12, seguida de Salgueiro e Vila Isabel.

Sobre o Hemorio

O Hemorio, órgão da Secretaria de Estado de Saúde, abastece as principais emergências, maternidades e unidades de saúde da capital, além de enviar sangue, quando necessário, para hospitais em todo o estado.

Quem pode doar

Para doar sangue, é preciso ter entre 16 e 69 anos, pesar no mínimo 50 quilos, estar bem de saúde e portar um documento de identidade oficial com foto. Jovens com 16 e 17 anos só podem doar sangue com autorização dos pais ou responsáveis legais. Devem portar ainda um documento de identidade do responsável.

Não é necessário estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e não ingerir bebidas alcoólicas 12 horas antes. Os voluntários não podem ter tido hepatite após os 10 anos, nem estar expostas a doenças transmissíveis pelo sangue (sífilis, AIDS, hepatite e doenças de chagas). Mulheres grávidas ou amamentando e usuários de drogas não podem doar sangue.

O Hemorio funciona todos os dias, das 7h às 18h, incluindo sábados, domingos e feriados, na Rua Frei Caneca, n° 8, no Centro do Rio.

Para mais informações, o doador pode ligar para o Disque Sangue: 0800-282-0708.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *