quarta, 02 de dezembro de 2020

Homem morre e corpo só é removido horas depois em Niterói

Corpo foi encontrado por guardas municipais logo pela manhã desta segunda. Foto via grupo Plantão Enfoco

Um homem morreu na manhã desta segunda-feira (27) no Centro de Niterói. Uma fatalidade, que foi potencializada pela demora do serviço público: o corpo só foi removido depois das 17h. Testemunhas relataram que o homem era morador de rua.

De acordo com populares, o corpo foi encontrado pela manhã na calçada na Rua Saldanha Marinho, próximo ao número 94. Agentes da Guarda Municipal de Niterói isolaram o local e ficaram ao lado do corpo até que fosse feita a remoção, que só aconteceu por volta de 17h.

Pelas redes sociais, a demora causou indignação. “Sem respeito e dignidade durante a vida, e infelizmente também após a morte”, desabafou uma pessoa.

Segundo o Corpo de Bombeiros, uma equipe esteve no local por volta de 10h, mas não foi localizado o registro de acionamento do serviço de recolhimento de cadáveres da Defesa Civil do Estado/ Corpo de Bombeiros para o endereço citado (Rua Saldanha Marinho), por isso o corpo não pode ser removido pela corporação.

Em nota a corporação informou que: ‘o acionamento do serviço de remoção de cadáveres da Defesa Civil é feito, exclusivamente, pela Polícia Civil (delegacia da área), que emite um documento chamado GRC (Guia de Recolhimento de Cadáver). A retirada de um corpo pela equipe de militares depende da emissão da documentação citada. Inclusive, a GRC é imprescindível para a entrada no IML’.

Em nota, a Secretaria Municipal de Obras (SMO) de Niterói informou que, por se tratar de uma fatalidade, o corpo não foi removido pelo Corpo de Bombeiros. O SAMU e a SMO foram acionados para a emissão da Declaração de Óbito e remoção. Como não havia identificação do corpo, equipe da 76ª DP (Centro) foi acionada.

A Polícia Civil fez a identificação do corpo e autorizou a remoção. O carro do traslado da Prefeitura ficou no local até a liberação da remoção. A SMO obteve o atestado de óbito no cartório e o sepultamento foi realizado nesta terça-feira (28).

Publicada às 22h11atualizada às 20h59 de terça-feira (28).

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *