terça, 01 de dezembro de 2020

Horário de verão, só que não: usuários dizem que celulares adiantaram hora

O Brasil não adota mais a medida desde o ano passado, após o presidente Jair Bolsonaro assinar decreto que cancelou o horário de verão. Foto: Alex Oliveira – Arquivo

Uma falha nos sistemas de equipamentos eletrônicos do país fez com que diversos aparelhos de brasileiros adiantassem o relógio em uma hora neste domingo (18), por conta do horário de verão, segundo afirmaram os próprios usuários nas redes sociais ao longo do dia.

O problema é que o país não adota mais a medida desde o ano passado, após o presidente Jair Bolsonaro assinar decreto que cancelou o horário de verão. Mas o erro, portanto, gerou confusão na cabeça das pessoas, além de ter rendido milhares de comentários na internet sobre a falta da medida.

A decisão de extinguir o horário de verão foi baseada em recomendação do Ministério de Minas e Energia, que apontou “pouca efetividade na economia energética”, e estudos da área da saúde, sobre “o quanto o horário de verão afeta o relógio biológico das pessoas”.

Confira os relatos abaixo:

O horário de verão foi criado em 1931 e aplicado no país em anos irregulares até 1968, quando foi revogado. A partir de 1985, foi novamente instituído e vinha sendo aplicado todos os anos, sem interrupção.

Normalmente, o horário de verão começava entre os meses de outubro e novembro e ia até fevereiro do ano subsequente, quando os relógios deveriam ser adiantados em uma hora em parte do território nacional.

Veja como corrigir

Android

  1. Clique no ícone “Configurar”;
  2. Após, clique na opção “Data e hora”;
  3. Desmarque a opção “Data e hora automáticas”;
  4. Depois é só configurar manualmente a hora correta.

iPhone

  1. Na tela principal, é só tocar na opção “Ajustes”;
  2. Depois procure a opção “Geral”
  3. Toque em “Data e Hora”
  4. Após isso, desabilite a opção de configuração do relógio “Automaticamente”
  5. Por fim, é só configurar manualmente o horário correto

Com Agência Brasil

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *