segunda, 17 de maio de 2021

Hospital Antônio Pedro tem baixa no banco de sangue e suspende cirurgias

As geladeiras estão praticamente zeradas. Foto: Eloá Delgado

O Hospital Universitário Antônio Pedro (HUAP), no Centro de Niterói, cancelou, nesta semana, a realização de cirurgias devido ao baixo estoque do banco de sangue. De acordo com o hospital, desde o início de 2020, com a pandemia da Covid-19, houve uma queda de aproximadamente 60% nas doações para Hemonit UF – banco de sangue responsável pelas doações -, o que impacta na realização de cirurgias cardíacas, urológicas e neurológicas. 

“Desde o início da pandemia estamos com baixa, porém com a evolução nos casos da Covid-19 ficou crítico. Acredito que as pessoas estejam com receio de comparecer ao hospital. Nossas geladeiras estão vazias”, disse uma funcionária do banco de sangue, Eloá Delgado.

O HUAP afirmou que garante a segurança dos doadores cumprindo com os novos protocolos e recomendações. Entre as principais medidas tomadas estão: agendamento prévio da data e horário da doação para evitar aglomeração no local; redução do quantitativo de cadeiras na sala de espera; higienização das poltronas e demais equipamentos entre um doador e outro, nas salas de triagem, coleta, e lanche; distanciamento maior das poltronas que acomodam os doadores no ato da coleta; disponibilização de pia com água corrente e sabão para higienização das mãos dos funcionários e doadores, além de álcool gel 70%. 

Doação

O Hospital iniciou a Campanha “Estoques zerados no Hemonit UFF: doe sangue com segurança na pandemia” para incentivar as doações. “

“O tempo médio de doação é de somente uma hora. Ou seja, em poucos minutos você pode salvar muitas vidas, inclusive a de pacientes acometidos pelo coronavírus e que necessitam de transfusão de sangue”, diz o hospital em nota.

Condições necessárias para doação:

  • Apresentar Identidade;
  • Ter no mínimo entre 16 e 17 anos;
  • Pesar mais de 50kg;
  • Alimentar-se bem, evitando alimentos gordurosos;
  • Não ter ingerido bebida alcoolica nas últimas 12 horas;
  • Não estar grávida.

O Hemonit UFF está localizado no Hospital Universitário Antônio Pedro (Avenida Marquês do Paraná, número 303, Centro, Niterói). Doações de segunda a sexta, das 7h30 às 12h30. Segunda e quarta, das 14h às 15h30.  

O agendamento pode ser feito através do telefone 2629-9063 ou pelo Facebook do Hemonit. No dia da doação, é preciso ir de máscara, manter o distanciamento físico e higienizar com frequência as mãos.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');