sábado, 31 de outubro de 2020

Hospital de campanha de SG abre neste domingo

Hospital de campanha terá até 200 leitos. Foto: Plantão Enfoco/Arquivo

O hospital de campanha de São Gonçalo será inaugurado neste domingo (17), de acordo com a Secretaria de Estado de Saúde. A unidade estava prevista para abril, mas houve dois adiamentos.

Esta unidade deve operar até 200 leitos reservados para pacientes da Covid-19, dos quais 40 serão de terapia intensiva. No entanto, o governo estadual não informou se abrirá com a capacidade máxima de leitos previstos.

De acordo com a SES, os adiamentos foram determinados por conta de atraso da organização social contratada para montar e operar os nove hospitais de campanha do estado.

Os leitos desse tipo de unidade são operados por uma central de regulação. Ou seja, os hospitais não atendem com recepção e apenas recebem pacientes transferidos.

A SES esclarece ainda que a organização social Iabas se comprometeu a atender a secretaria em prazo que já foi prorrogado, uma vez que a previsão inicial do Iabas era início de maio. Por isso, a secretaria ressalta que acompanha de perto o andamento das obras e que o não cumprimento do cronograma por parte do Iabas acarretará em sanções no contrato.

No sábado (9), foi inaugurada a unidade do Maracanã, que atualmente conta com 200 leitos abertos. Até o fim desta semana, estarão à disposição da população 400 leitos (160 deles de UTI).

Na última segunda-feira foi a vez de a SES inaugurar o hospital de campanha do Parque dos Atletas, inicialmente, com 80 leitos (30 deles de UTI). Ao todo, serão 200 leitos, com 50 de UTI. Ainda no mês passado foi inaugurado o primeiro hospital de campanha da rede estadual, o Lagoa-Barra, que opera com a capacidade máxima de 200 leitos (sendo 100 de UTI).

Confira o cronograma de abertura dos hospitais:

17/05 – São Gonçalo
19/05 – Nova Iguaçu
21/05 – Nova Friburgo
23/05 – Campos
24/05 – Duque de Caxias
26/05 – Casimiro de Abreu

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *