domingo, 25 de outubro de 2020

Hospital Franciscano é aberto com 30 leitos para Covid-19 em SG

A unidade conta com 30 leitos. Foto: Ascom São Gonçalo

Com a crescente do número de casos confirmados pelo novo coronavírus na cidade, São Gonçalo abriu nesta segunda-feira (1º) mais uma unidade de triagem para pacientes com sintomas da doença. Das 7 às 18h, a população poderá buscar atendimento médico no Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças, em Lagoinha.

A nova unidade conta neste momento com 30 leitos, sendo 10 de CTI. Mas o hospital comporta até 70 pacientes internados. O Hospital Franciscano conta com quatro consultórios médicos, salas de raio-x e tomografia, farmácia, laboratório, almoxarifado e enfermaria para medicação. Assim que o paciente chega, passa pela triagem e vai para a consulta.

O médico então solicita exames laboratoriais e de imagens. Se a situação do paciente for estável, ele é medicado e liberado para o isolamento social em casa. Mas caso precise de internação, fica em um dos leitos da unidade automaticamente.

“Estamos inaugurando mais um Centro de Triagem, mas com um diferencial: ele tem leitos de enfermaria e CTI, com monitores e respiradores. Nossa intenção é atender o paciente rápido, no início dos sintomas, e caso ele precise de internação seja tratado aqui mesmo. Criamos mais uma unidade com toda infraestrutura e que vai beneficiar principalmente a população do segundo e terceiro distritos de São Gonçalo”, explicou o prefeito José Luiz Nanci.

Uma das primeiras pacientes a procurar a unidade foi a dona de casa Rosana Mendes, de 52 anos, moradora do bairro Bandeirantes. Com dores pelo corpo, febre e cansaço, ela foi atendida, medicada e estabilizada.

“Este hospital foi a melhor coisa que aconteceu. Eu estava me arrumando e pedindo a alguém para me levar no pronto socorro do Zé Garoto. Mas graças a Deus fiz os exames, estou medicada e indo pra casa cumprir meu isolamento por 10 dias”, conta.

O secretário de Saúde, Jefferson Antunes, lembrou que o Hospital Franciscano Nossa Senhora das Graças estava sendo preparado desde o inicio da pandemia. A ideia era abri-lo assim que o Hospital Municipal Luiz Palmier, referência no atendimento a pacientes com Covid-19, atingisse 80% da sua capacidade.

“O Luiz Palmier está quase chegando a 100% da sua capacidade e não temos o Hospital de Campanha do Governo do Estado aberto, então tivemos que abrir o Franciscano para atender a população. De acordo com a demanda vamos abrindo mais leitos gradativamente. A unidade comporta até 70 internações, sendo 20 no Centro de Tratamento Intensivo, e está totalmente equipada”, informou o secretário.

Publicada às 17h59

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *