sexta, 18 de setembro de 2020

Imóveis são interditados na Zona Norte de Niterói

Deslizamento interditou duas casas no Baldeador. Foto via grupo Plantão Enfoco

Duas casas foram interditadas e outras três estão sob aviso da Defesa Civil de Niterói, após um deslizamento de terra ocorrido na manhã do último sábado (12) na Travessa Tronco Norte Fluminense, no bairro Baldeador, na zona norte da cidade.

Segundo moradores da região, funcionários da Empresa Municipal de Moradia Urbanização e Saneamento (Emusa) ligada à Prefeitura de Niterói, realizavam trabalho de limpeza no local para construção de uma encosta quando teriam perfurado uma tubulação de água da concessionária Águas de Niterói.

Após o acidente o solo teria ficado encharcado resultando no deslizamento de terra. O dono de uma das casas interditadas, Leonardo Fernando, que mora há três anos no local, revela que precisou deixar o imóvel e busca abrigo na casa da mãe. Além da casa dele a do irmão, que fica ao lado, também foi interditada. 

“Por volta de 11h30 veio tudo abaixo. A lama entrou pelos fundos e invadiu a cozinha. Perdi eletrodomésticos e móveis. Hoje eu, meu filho, meu irmão e a família dele estamos vivendo na casa da minha mãe, que fica na mesma rua”, contou. 

Uma moradora da região que está com a casa sob aviso de interdição, Elisa Araújo, contou que essa foi a segunda vez que presenciou um deslizamento na região. 

“Em 2010 tive que me mudar daqui por conta de outro deslizamento, mas como não pude ficar pagando aluguel acabei voltando. Se cair qualquer parte aqui eu não tenho nem para onde ir”, desabafou. 

Deslizamento aconteceu no último sábado (12). Foto via grupo Plantão Enfoco

Ainda segundo moradores, por conta do ocorrido parte da via também foi interditada e veículos estão impedidos de trafegar.

“O solo está encharcado por conta da tubulação que foi perfurada, parece que não teve estudo para essas intervenções”, disse Gustavo Coutinho, filho de uma moradora que também está com a casa sob aviso de risco. 

Procurada, a Secretaria Municipal de Defesa Civil e Geotecnia esclareceu que esteve no local, no sábado (12), para avaliação e confirmou as interdições. As famílias foram encaminhadas para atendimento da Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos, que enviou equipe do Centro de Referência da Assistência Social para visita ao local nesta terça-feira (15).

No local, estão sendo realizadas obras de contenção de encostas. Equipes da concessionária Águas de Niterói foram ao local no sábado e já estão realizando os reparos necessários na tubulação.

A concessionária Águas de Niterói confirmou que uma empreiteira terceirizada, que está fazendo uma obra de contenção, acertou a tubulação ocasionando o rompimento. A concessionária esteve no local e já fez a manutenção na rede de abastecimento de água.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *