sexta, 04 de dezembro de 2020

IPTU de Maricá já pode ser retirado pela internet

Foi normalizado nesta quinta-feira (14) o sistema para emissão pela internet da guia do Imposto Predial e Territorial Urbano (IPTU) de 2019. O problema no sistema foi constatado na interface de envio de dados entre o banco e a Prefeitura.

Carnês já podem ser retirados pela internet (Foto: Ascom Maricá / Divulgação)

Porém, apesar dos transtornos causados aos contribuintes que não estavam conseguindo efetuar o pagamento, ninguém será prejudicado, como explica a coordenadora de Receitas da Secretaria de Planejamento, Orçamento e Gestão, Lawrice Souza.

“Quero deixar claro que quem não conseguiu pagar no período do desconto do IPTU que foi até o dia 28 de fevereiro, e veio aqui para retirar a guia ou recebeu o carnê e não conseguiu pagar, não vai perder o desconto. Continua com desconto de 15% para cota única e 10% na primeira parcela. O contribuinte não será prejudicado”, reiterou, acrescentando que será dada isenção de juros e multas.

Desde o dia 4 de fevereiro, quando se deu início a retirada da guia pela internet ou no ponto físico de atendimento nos Serviços Integrados Municipal (SIM) de Inoã e Centro, o contribuinte encontrava dificuldades para acessar o site e emitir o boleto. No entanto, para amenizar os transtornos, foi montada no SIM do Centro uma força-tarefa com mais de 50 pessoas para melhorar o atendimento.

“Apesar dos contratempos, recebemos elogios através da Ouvidoria. As pessoas falavam que o atendimento demorava, mas que foram muito bem atendidas. Mesmo cansada, a equipe manteve o mesmo ritmo com simpatia e disposição”, relembrou Laurice Souza.

Os números de arrecadação refletem o esforço das equipes. De acordo com a Secretaria foram arrecadados em IPTU em fevereiro deste ano cerca de R$ 15,6 milhões, contra R$ 12,1 milhões no mesmo período de 2018. O total arrecadado em 2018 foi de R$ 15,6 milhões e em 2019, até o momento, o total já é de R$ 15,9 milhões.

O crescimento se deu em função da melhoria da base de dados, da ampliação do serviço de atendimento direto ao contribuinte, especialmente no meio digital e do próprio processamento.

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