domingo, 17 de janeiro de 2021

Isolamento social até o fim do ano em São Gonçalo

A Prefeitura mantém a diminuição do fluxo de clientes dentro dos estabelecimentos comerciais. Foto: Marcelo Tavares – Arquivo

Em decorrência do aumento no número de casos de Covid-19, a Prefeitura de São Gonçalo resolveu prorrogar as medidas de isolamento social até o dia 31 de dezembro. O decreto será publicado na edição do Diário Oficial Eletrônico desta terça-feira (15) e estabelece regras de enfrentamento à pandemia do novo coronavírus.

Dentre as determinações, a Prefeitura mantém a diminuição do fluxo de clientes dentro dos estabelecimentos comerciais, que devem funcionar com dois terços de sua capacidade, ficando impedida a circulação de crianças menores de cinco anos. As atividades e organizações religiosas poderão funcionar, desde que respeitando os protocolos sanitários.

Também poderão abrir as feiras livres que realizem comercialização de produtos do gênero alimentício e o Centro de Tradições Nordestinas, limitando o atendimento a dois terços da capacidade de lotação. Já as academias, estúdios de musculação, pilates e centros de ginástica poderão funcionar com um terço da capacidade, seguindo uma série de medidas estabelecidas em decreto.

Aos estabelecimentos autorizados a funcionar, fica proibida permanência continuada após o check-out e aglomeração de pessoas nestes locais. Continua obrigatório o uso de máscaras faciais para todos os trabalhadores vinculados aos estabelecimentos comerciais e industriais, e seus respectivos clientes, devendo o estabelecimento, obrigatoriamente, oferecer álcool em gel 70%.

Os shopping centers, centros comerciais e galerias poderão funcionar no horário de 10h às 22h, seguindo as seguintes determinações:

  • Garantam o fornecimento de equipamentos de proteção individual e álcool em gel 70% a todos os funcionários;
  • Disponibilizem na entrada do shopping center ou centro comercial, e nas lojas e elevadores, álcool em gel 70% (ou similares) a todos os clientes;
  • Permitam o acesso e circulação no interior do estabelecimento apenas a clientes, frequentadores e funcionários que estiverem usando máscara de proteção respiratória;
  • Adotem medidas de contenção do acesso ao interior do estabelecimento com vistas a manter o distanciamento mínimo de um metro entre cada cliente;
  • Mantenham fechadas as áreas de recreação e lojas como brinquedotecas, jogos eletrônicos, cinemas, teatros e congêneres;
  • Limitem a capacidade de utilização de praças e quiosques de alimentação a dois terços da capacidade de mesas e assentos;
  • Proíbam o uso de provadores pelos clientes;
  • Limitem o uso do estacionamento a dois terços da capacidade;
  • Garantam a qualidade do ar dos ambientes climatizados, seguindo os protocolos de manutenção;
  • Espaços como estoques, copa ou outras áreas de serviço deverão ser usados com as mesmas regras de distanciamento e higiene que os espaços comerciais.

Continua proibida a realização de eventos e de qualquer tipo de atividade com presença de público que envolva aglomeração de pessoas, tais como eventos desportivos (profissional ou amador), show, comício, passeata, parques internos e externos, lojas e salas de jogos, espaços de entretenimento e demais atividades que, não permitidas em decreto, acarretem aglomerações.

Sanitização

Agentes de Controle de Endemias percorrem, diariamente, todos os bairros da cidade e unidades de saúde para proteger a população, pacientes, acompanhantes e funcionários contra o Covid-19. Nesta segunda-feira (14) a ação foi feita nos bairros Paraíso, Jockey, Galo Branco, Covanca e Itaúna, disse o governo local.

Na terça-feira (15), equipes utilizando as motofogs sanitizarão ruas dos bairros Patronato, Vila Candoza, Lindo Parque, Neves e Porto do Rosa com a mesma tecnologia e produto utilizados em Wuhan, na China.

O material usado nesta higienização é a amônia de quinta geração diluída em glicerina vegetal. O produto age como uma película que mata os micro-organismos que estão no local (vírus, bactérias, fungos e ácaros) e forma uma camada protetora que mantém o local desinfetado.

“A sanitização das ruas, avenidas e unidades de saúde é extremamente importante para conter a doença no município. No Centro e no Alcântara há uma atenção especial por serem locais com grande concentração de pessoas. O quaternário tem a função desinfetante”, explica o prefeito José Luiz Nanci.

De acordo com Adaly Fortunato, diretor da Vigilância Ambiental, as motos são monitoradas por GPS e acompanhadas em tempo real direto da base do órgão. A tecnologia permite que seja acompanhada a que velocidade a moto está circulando, o exato momento em que o produto começa a ser liberado e a quantidade que é aplicada durante a operação.

“As motos têm duas velocidades. O deslocamento da base até o local da ação a velocidade máxima é de 60 quilômetros. Quando o produto começa a ser liberado, a velocidade é de 10 a 15 quilômetros para que todos os locais possam ser atendidos. Outra vantagem é que a cada cinco segundos nós acompanhamos as informações e podemos ver a eficácia da ação”, relata Adaly Fortunato.

Na quarta-feira (16), a sanitização será feita nas ruas e avenidas do Gradim, Coelho, Rocha, Venda da Cruz e Itaoca. Na quinta (17) nas regiões do Porto da Madama, Colubandê, Estrela do Norte, Tenente Jardim, Morro do Castro e Mutuá. Na sexta-feira (18) o serviço segue nos seguintes bairros: Porto Velho, Barracão, São Miguel, Engenho Pequeno e Mutuaguaçu. 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *