terça, 15 de junho de 2021

Itaboraí abre exposição de orquídeas e plantas ornamentais

Os moradores de Itaboraí poderão visitar neste final de semana a Exposição de Flores e Plantas Ornamentais de Itaboraí. Até o próximo domingo (21/10), das 9h às 20h, a Praça Marechal Floriano Peixoto, no Centro, estará ainda mais florida e charmosa.

A exposição é promovida pela Secretaria Municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca e quem for até o local irá encontrar mudas de plantas frutíferas, temperos, chás, cactos, suculentas e flores. Dentre as ofertas, orquídeas raras, plantas medicinais, bonsais frutíferos e rosas do deserto. São mudas de mangueiras, graviola, goiaba roxa, bromélias, samambaias, petúnias, boldos, erva cidreira, guaco, hortelã, cebolinha, cheiro verde, alecrim, orquídea de Darwin e muitas outras variedades em exposição. Tudo em promoção e direto do produtor, com preços que variam de R$ 4 a R$ 350.

São mais de 10 mil plantas disponíveis de três produtores: Horto Tropical, Horto Jerusalém e Orquidário Imperial. Todos os visitantes poderão concorrer ao sorteio de uma orquídea no domingo (21), último dia do evento.

A estimativa da Agricultura é de que os três dias de exposição reúnam mais de duas mil pessoas aproveitem as ofertas trazidas pelos agricultores da cidade.

5ª Feira Agro Cultural

Simultâneo a exposição de orquídeas e plantas ornamentais, a Praça Marechal Floriano Peixoto, também ira sediar a 5ª Feira Agro Cultural.

Dez expositores, divididos entre artesãos e produtores do município com artigos diferenciados de diversas categorias. Quem for ao local irá encontrar belas peças em artesanato de variados tipos, como reciclados, pinturas, costuras e bijuterias. Pães, biscoitos, frutas, legumes e verduras orgânicas e produtos agroecológicos também serão expostos. Além de geleias, compotas de doces, conservas, plantas frutíferas e ornamentais, como suculentas e carnívoras.

Nesta 5ª edição da Feira Agro Cultural, o diferencial está na variedade de terrários que estarão sendo vendidos e também nas plantas alimentícias não convencionais, que surgem de forma espontânea em quintais e são altamente nutritivas.

Para o secretário municipal de Agricultura, Abastecimento e Pesca, Renato Machado, o espaço destinado especialmente aos produtores e artesãos de Itaboraí é uma forma da Prefeitura de Itaboraí valorizar e incentivar os profissionais locais. “Tudo que temos aqui hoje foi produzido na nossa cidade, com os fornecedores locais. É muito importante abrir esta oportunidade para cada um desses profissionais mostrarem o trabalho que fazem a população”, ressaltou Renato.

Oficina de PANC no prato – Matos de Comer

Neste domingo, 21 de outubro, às 10h, na 5ª Feira Agro Cultura, também será realizada a 1ª PANC no Prato – Matos de Comer.

A oficina é gratuita e visa provocar nos participantes a desmistificação do preconceito com plantas consideradas “daninhas” ou mesmo com plantas desvalorizadas, mas são altamente nutritivas.

Quem participar irá conhecer algumas Plantas Alimentícias Não Convencionais, aprender a como realizar sua propagação, degustar e desenvolver receitas como sucos e bolos. Interessados também poderão comprar mudas das PANCs que estarão disponíveis.

 

 

Ascom PMI

 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');