terça, 20 de outubro de 2020

Itaboraí adia abertura de leitos para Covid-19

Unidade tinha previsão de inauguração para a segunda quinzena do mês de maio. Foto: Divulgação

A reabertura da antiga Casa de Saúde São Judas Tadeu, em Itaboraí, que tinha previsão para acontecer no aniversário do município, no dia 22 de maio, foi marcada para a próxima semana, segundo informado pela prefeitura nesta quarta-feira (27).

As intervenções na unidade de saúde, localizada na altura do bairro Rio Várzea, foram anunciadas em março de 2020 pelo prefeito, Dr. Sadinoel Souza. A princípio, a reinauguração seria um presente para a população pelos 187 anos de emancipação político-administrativa de Itaboraí.

O local, que passou pelo processo de desapropriação e estava abandonado há 10 anos, recebe, desde o dia 13 de abril, reformas e instalação de equipamentos para se tornar um hospital de referência no tratamento da Covid-19.

Na época do anúncio da reabertura da casa, o prefeito esclareceu que iria oferecer, a princípio, 30 leitos de tratamento intensivo – necessários para ampliar a capacidade de acolhimento às vítimas do novo coronavírus. A expectativa é aumentar esse número para 150 até o final do ano.

A unidade de saúde contará com salas de recepção, medicamentos, e prescrição; depósito de materiais; vestiários; banheiros e área para ambulância, de acordo com a planta do projeto.

A proposta da prefeitura é que, depois do período de pandemia, a Casa de Saúde seja transformada em uma ampla maternidade, além de abrir uma entrada para os casos de emergência. O local terá como suporte o Hospital Municipal Desembargador Leal Júnior, em Nancilândia, que poderá, então, ampliar o número de cirurgias.

A Secretaria de Saúde de Itaboraí informa que as obras são de responsabilidade do Governo Estadual.

“A Secretaria está acompanhando de perto todo o processo de construção que segue em andamento, mas explica que o atraso deu-se por conta de alguns feriados e períodos de chuvas. A previsão é de que a construção seja entregue ao município na próxima semana”, disse através de nota.

Publicada às 13h50

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *