Cidades

Itaboraí: mais de 12 mil pneus para reciclagem

Qualquer munícipe pode descartar corretamente os pneus inutilizado. Foto: Divulgação

A Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo de Itaboraí, por meio do projeto EcoPneu, que faz parte do Reciclaí já recolheu apenas no primeiro semestre de 2019, mais de 12 mil pneus, que tiveram destinação ambientalmente adequado. Para este segundo semestre, a meta é que seja recolhido mais 25 mil pneus no município.

Segundo a secretária municipal de Meio Ambiente e Urbanismo, Paloma Martins, o projeto 'Reciclaí' foi implantado em meados de 2018, por meio de um Termo de Compromisso Ambiental (TCA), de uma empresa no município, que teve o compromisso de apoiar o projeto.

“Atualmente o Reciclaí atende 9 escolas no município, das redes municipal e estadual, mas para este semestre nossa meta é atender 15 unidades escolares. O projeto tem como objetivo principal a sensibilização dos alunos para gestão dos resíduos e preservação ambiental. Uma vez que um dos maiores problemas enfrentados na atualidade é a quantidade de resíduos que vêm sendo gerados por conta do consumismo desenfreado”, destacou Paloma.

Ao todo, já foi recolhida uma média de 100 mil quilos de materiais reciclados, em parceria com duas cooperativas cadastradas no município. Dentre os materiais, papelão, plástico filme, alumínio, óleo vegetal, Pet branca e verde, e outros.

Já o projeto EcoPneu conta com sete borracheiros cadastrados, que repassam seus pneus inutilizados para a Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Urbanismo. Os pneus são entregues no galpão da Secretaria Municipal de Obras, que conta com um espaço adequado para armazenamento. A Secretaria ainda faz o recolhimento em locais que são denunciados ou de pessoas que não tem condições de levar até o galpão.

“As coletas são feitas regularmente a cada 15 dias, principalmente nos bairros do Centro e Manilha, os locais mais populosos. Mas a intenção para este segundo semestre é expandir para outros bairros do município. O objetivo de retirar os pneus do meio ambiente é devido ser um grande entrave para a transmissão de doenças, como dengue, zika e chikungunya, pois servem como fonte de criação do mosquito transmissor”, ressaltou Paloma.

Serviço

Qualquer munícipe pode descartar corretamente os pneus inutilizados, basta ir ao galpão da Secretaria Municipal de Obras, localizada na Avenida 22 de Maio, nº 7071 – Venda das Pedras. Horário de recolhimento, de segunda a sexta-feira, das 9h às 16h. Mais informações pelo telefone: (21) 2635-7065.

< Polícia quer retomar programa de UPP no Rio Bolsonaro diz que não vai propor fim da multa do FGTS <