domingo, 27 de setembro de 2020

Itaboraí promove vacinação itinerante contra o sarampo na próxima semana

A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Itaboraí e a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro. Foto: Divulgação – Prefeitura de Itaboraí

A cidade de Itaboraí irá receber nos próximos dias 11, 12, 13 e 14 de fevereiro, uma carreta itinerante de vacinação contra o sarampo. A ação é resultado de uma parceria entre a Secretaria de Saúde de Itaboraí e a Secretaria Estadual de Saúde do Rio de Janeiro e tem como objetivo intensificar a campanha de vacinação na cidade e atingir o maior número de pessoas vacinadas.

O caminhão de vacinação itinerante irá percorrer a cidade por quatro dias e visitará os bairros de Manilha, Itambi, Esperança e Centro, imunizando sempre das 8h às 14h.

“No geral a procura está baixa e precisamos mudar isso. É muito importante que a população se vacine. Só ela vai evitar que a cidade registre surtos desta doença que deixa sequelas graves”, ressalta o secretário de Saúde, Júlio César Ambrósio.

A vacinação contra o sarampo está destinada a população de 6 meses a 59 anos de idade, para pessoas que estejam com a cobertura atrasada ou ainda não tenha recebido nenhuma dose.

A Secretaria de Saúde lembra que apesar da visita do caminhão itinerante, a cidade tem 36 unidades de saúde realizando a imunização contra a doença de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. Para receber a dose são necessários os seguintes documentos: Cartão SUS e Caderneta de Vacinação.

Itaboraí participou no último sábado (1º), do Dia D da campanha de vacinação Rio Sem Sarampo. Ao total 1.072 pessoas foram imunizadas, mas este número ainda é pouco e a Saúde orienta a população para que continue se vacinando contra a doença.

Dados da Secretaria de Saúde Estadual apontam que o Rio de Janeiro teve 373 casos confirmados de sarampo em 2019, o que já representa uma alta expressiva na comparação com os 20 episódios em 2018. A incidência da doença avançou em diversas partes do mundo nos últimos dois anos e fez com que países como o Brasil perdesse o certificado internacional de erradicação do sarampo.

Confira os locais da Unidade Móvel para vacinação contra o Sarampo:

11/02 (terça) – Manilha – Rua Artur Souto, 161 (em frente ao DPO);

12/02 (quarta) – Itambi – Rua Djalma Lemos, 998 (Praça João Caetano);

13/02 (quinta) – Bairro Esperança – Rua Marcelo Luiz Santana Benito, 275;

14/02 (sexta) – Centro – Av. 22 de Maio (em frente as Casas Bahia).

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *