sábado, 26 de setembro de 2020

Justiça autoriza reabertura de refeitório em escolas municipais do Rio

Desde o início da pandemia, a prefeitura queria manter os refeitórios abertos. Foto: Arquivo/Agência Brasil

A Justiça atendeu a um pedido da Procuradoria-Geral do Município do Rio de Janeiro e suspendeu uma liminar obtida pelo Sindicato Estadual dos Profissionais de Educação do Rio de Janeiro (Sepe) que impedia a abertura, sem data definida, dos refeitórios de escolas da rede municipal de ensino. 

Segundo o município, desde o início da pandemia, a prefeitura queria manter os refeitórios abertos para garantir aos estudantes a mesma qualidade na alimentação que recebiam quando as escolas estavam funcionando. A iniciativa, porém, foi impedida pela ação do Sepe, acolhida em liminar pela Justiça. Quando deferida, em 17 de março deste ano, a liminar visava garantir a segurança dos profissionais em momento de incerteza e insegurança.
 
A decisão mais recente, assinada pela juíza Regina de Alvarenga Leite,  permite a abertura dos refeitórios municipais e diz que o pleito do Sepe de abstenção de convocação dos profissionais de educação não merece acolhimento.

“Passados cinco meses, se faz necessária a análise do cenário fático atual, das considerações dos órgãos sanitários e técnicos a respeito dos riscos de disseminação do vírus, bem como do Plano de Retomada publicado pelo município do Rio de Janeiro, sob pena de se engessar a gestão municipal”, disse a magistrada.

Segundo a decisão, o plano de retomada adotado pela prefeitura foi objeto de reanálise constante e que “todas as medidas até agora adotadas demonstram a preocupação com a não proliferação da covid-19”.

A magistrada escreveu ainda na decisão que todas as normas editadas pelo município consagraram o rodízio de servidores públicos e o retorno ao trabalho não abrange aqueles que se encontram no grupo de risco.

(Agência Brasil)

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *