segunda, 26 de outubro de 2020

Justiça ordena desconto de 25% nas contas de água no Rio

Consumidores do Rio afetados pelo fornecimento de água em condições impróprias nos meses de janeiro e fevereiro deverão ter 25% de desconto. Foto: Divulgação

Os consumidores do Rio de Janeiro que foram afetados pelo fornecimento de água em condições impróprias nos meses de janeiro e fevereiro deste ano deverão ter 25% de desconto em suas contas.

A decisão, divulgada nesta terça-feira (10), é da juíza Maria Christina Berardo Rucker, da 2ª Vara Empresarial da capital, que determinou à Companhia Estadual de Águas e Esgotos (Cedae) a redução na conta ou o pagamento de multa diária de R$ 1 milhão.

Cerca de 9 milhões de consumidores do estado receberam da Cedae nesse período água com aparência turva e gosto de terra, por causa da proliferação de algas e da consequente contaminação por um componente químico chamado geosmina. Isso ocasionou gastos extras às famílias, com a compra de água mineral, usada para consumo e preparação de alimentos.

Na decisão, a juíza separou a cobrança da água da do esgoto, fixando o percentual de 25% de desconto para a água e mantendo inalterada a cobrança pelo esgoto.

Procurada, a Cedae informou que ainda não foi intimada da decisão e que se manifestará oportunamente.

Agência Brasil

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *