sábado, 24 de outubro de 2020

Justiça proíbe exploração da restinga de Maricá

Pela nova determinação, espaço permanecerá inalterado. Foto: Ascom Maricá / Divulgação

A Justiça apresentou nova determinação sobre a exploração da restinga de Maricá para atos de licenciamento, loteamento, construção ou instalação de empreendimentos no interior e no entorno da Área de Preservação Ambiental (APA). Pela decisão volta a ser proibida a exploração do espaço.

A decisão foi acatada nesta quarta-feira (21) a partir do pedido do Ministério Público do Estado do Rio de Janeiro (MPRJ), do Grupo de Atuação Especializada em Meio Ambiente (GAEMA/MPRJ) e da Associação Comunitária de Cultura e Lazer dos Pescadores de Zacarias, situada dentro da restinga de Maricá.

A ação foi ajuizada pela associação de pescadores diante da usurpação da competência do Supremo Tribunal de Justiça (STJ) pela Presidência e pelo Órgão Especial do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ), ao suspender a liminar que determinava a paralisação de todos os atos, concedida no âmbito de ação civil pública ambiental. O TJ, por meio de um de seus órgãos fracionários havia decidido a questão, mas o presidente do Tribunal de Justiça, acatou em caráter liminar liberando a exploração da restinga.

Com a decisão desta terça, obtida na Corte Especial foram anuladas as decisões proferidas referentes a suspensão de segurança que tramitou perante o TJRJ, fazendo prevalecer portanto a liminar anterior que visa a preservação da APA da Restinga de Maricá, criada pelo Decreto n° 7.230/84.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *