quinta, 26 de novembro de 2020

Limite para venda de álcool em gel, máscaras e luvas no Rio

Procon-RJ recomenda que comerciantes limitem a venda de álcool em gel, máscaras e luvas. Foto: Procon RJ

Em virtude das políticas sociais e econômicas que visam a redução do risco da propagação do coronavírus (Covid-19), o Procon Estadual do Rio de Janeiro recomenda que os estabelecimentos comerciais limitem as vendas de álcool em gel, máscaras e luvas cirúrgicas.

Segundo o Procon, a limitação dos produtos tem o objetivo de garantir o acesso universal e igualitário aos meios de proteção, recuperação e promoção da saúde. Desta forma, a autarquia informou que os comércios sigam conforme estipulado abaixo:

Álcool Gel:

  • Até 100ml – cinco unidades por pessoa;
  • Acima de 100ml até 500ml – três unidades por pessoa;
  • Acima de 500ml até 1 litro – duas unidades por pessoa;
  • Acima de 1 litro – uma unidade por pessoa.

Máscaras e luvas cirúrgicas:

  • Caixa – uma unidade por pessoa;
  • Avulsa – até cinco unidades por pessoa.

As recomendações foram autorizadas pelo governador do Rio, Wilson Witzel (PSC), e não abrangem os distribuidores que vendem quantidades para lojas, hospitais públicos e privados e órgãos públicos de saúde.

‘É importante que as pessoas entendam que a limitação é para que todos tenham acesso aos produtos. Neste momento difícil, precisamos mais do que nunca, pensar no coletivo. Foi comprovado pelas denúncias recebidas e fiscalizações, que algumas pessoas estavam comprando várias caixas fechadas desses produtos, dificultando a compra dos demais consumidores”, declarou o presidente do Procon-RJ, Cássio Coelho.

Os estabelecimentos deverão informar a disponibilidade, o preço e a quantidade de unidades ou caixas permitidas para venda por cada consumidor na área externa de forma clara, por meio de faixas ou banners (respeitando a medida de 1,5 m²).

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

1 thought on “Limite para venda de álcool em gel, máscaras e luvas no Rio

  1. As recomendações do governador Witzel vai prevalecer a partir de quando?
    Onde nós a população poderemos comprar o alcolgel e as máscaras?
    Divulguem essa decisão em rede nacional para que todos saibam.
    E que seja estipulado o valor justo e as farmácias que usarem de má fé lamentando os valores que sejam multadas em 100 mil reais, só assim os gananciosos não se aproveitaram .
    Atenciosamente.
    Jane Amorim.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *