quarta, 25 de novembro de 2020

Lockdown de dez dias em Niterói

Medida deve durar dez dias na cidade. Foto: Marcelo Tavares

A recomendação do Ministério Público sobre a necessidade de estabelecer um lockdown na Região Metropolitana do Rio, gerada a partir de análises feitas por especialistas da Fiocruz, surtiu efeito em Niterói. Isso porque a Prefeitura pretende intensificar ainda mais as ações para restrição de circulação de pessoas na cidade. A medida deve entrar em vigor já a partir da próxima semana, com duração de dez dias.

Segundo informações preliminares, a ação parte de um planejamento com o poder legislativo municipal e com o MP, acertados na noite desta quarta-feira (7). Entretanto, fontes ligadas ao poder Executivo já confirmam que a recomendação do prefeito Rodrigo Neves (PDT) segue no sentido de ampliar barreiras sanitárias e medidas de restrição de circulação pelo período considerado mais crítico da propagação rápida do coronavírus na Região Metropolitana.

A iniciativa tem como base o planejamento já estruturado desde o início da epidemia e deve ser anunciada nesta quinta, em transmissão pela internet, com o reforço às medidas para que a taxa de isolamento social da cidade retorne ao patamar atingido quando do início das ações de restrição, implementadas no fim de março, de aproximadamente 70%. Entretanto, a Polícia Militar alerta ainda não ter recebido qualquer indicativo de atuação por parte dos governos municipal e estadual.

Entre os serviços que deverão continuar funcionando estão: mercados e supermercados, farmácias, padarias, pet shops e postos de combustíveis. Agências bancárias que vem recebendo inúmeros clientes, sobretudo a Caixa Econômica Federal, devem entrar na mira da prefeitura. Inclusive na noite desta quarta, Rodrigo Neves se pronunciou em seu perfil pelas redes sociais quanto a necessidade de mudança no processo de retirada do auxílio emergencial concedido pelo Governo Federal.

Lockdown

O termo ‘lockdown’ (em inglês significa confinamento) consiste em que todas as entradas do perímetro definido para o bloqueio sejam controladas por profissionais de segurança. Neste caso, ninguém tem permissão de entrar ou sair.

Publicada às 15h40

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *