Cidades

Luzes de Natal na Fazenda Colubandê em São Gonçalo

A reestreia do brilho de Natal impressiona quem passa pela região. Foto: Divulgação

Foi inaugurada na noite quinta-feira (17) a iluminação festiva de Natal no Casarão e Capela da Fazenda Colubandê, atual sede do Comando de Polícia Ambiental, em São Gonçalo. Os espaços são monumentos históricos da cidade.

A reestreia do brilho de Natal contou com uma queima de fogos que brindou o momento especial, recebendo no final aplausos dos moradores da região. O espaço fica às margens da RJ-104.

Em anos anteriores, a tradicional ornamentação natalina esteve ausente devido a extinção do Batalhão Floresta da Polícia Militar do local, em junho de 2012.

Espetáculo de fogos marcou o início da iluminação de natal. Imagens via grupo Plantão Enfoco

A centenária Fazenda Colubandê, patrimônio histórico de São Gonçalo, voltou a abrigar uma unidade do Comando de Polícia Ambiental (CPAm) no início deste ano. O retorno dos militares resgatou nos moradores a esperança de que o casarão e a Capela de Sant’Anna, os dois marcos arquitetônicos da época colonial que compõem a Fazenda, fossem restaurados.

É que após a saída dos militares, a Fazenda ficou desocupada. Criminosos chegaram a roubar o altar da Capela de Sant’Anna em 2017. As vidraças das janelas e a porta principal do casarão, que comporta 38 quartos, também desapareceram. Após o saqueamento, por ordem judicial em ação do Ministério Público Federal (MPF), o 7º BPM se instalou no anexo.

A Fazenda, construída há cinco séculos, foi uma das principais produtoras de cana-de-açúcar no país no século 19. O imóvel abrigou uma casa grande com senzala no subsolo. O espaço foi tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) na década de 40, e desapropriado pelo governo estadual em seguida.

< Pai de Felipe Peixoto morre após luta contra Covid-19 Brasil registra 1.092 mortes por Covid-19 em um dia <