Cidades

Maçarico ligado: Termômetro marca 49°C em Niterói

Registro foi feito por volta das 11h desta quinta-feira (20). Foto: Plantão Enfoco

Um termômetro instalado na Estrada Caetano Monteiro, em Pendotiba, Niterói, marcava 49ºC de temperatura, por volta das 11h desta quinta-feira (20). A marcação do termostato é ainda mais elevada quando comparada com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta 37ºC de máxima na cidade durante o dia.

Nas vésperas da abertura oficial do Carnaval 2020, o Estado do Rio tem apresentado dias de sol forte e calorão. Apesar disso, o Inmet garante que chegará uma frente fria durante a folia, que vai aumentar as condições para chuva.

Chuva no carnaval

A passagem de uma frente fria sobre o Rio no sábado (22) deixa o tempo mais instável e estimula a formação de grandes áreas de instabilidade já no início do Carnaval.

Pancadas de chuva moderadas a fortes podem ocorrer um dia antes, já nesta sexta-feira (21), principalmente à noite, e também no sábado (22). Nos dias 23 e 24, domingo e segunda, as áreas de instabilidade enfraquecem, mas ainda devem provocar chuva a qualquer hora.

Para o primeiro dia dos desfiles, na noite do domingo (23) e na madrugada da segunda-feira (24), o risco de chuva é alto. A previsão é de chuva com até moderada intensidade. A chuva pode variar de intensidade entre a noite do domingo e o amanhecer da segunda, mas deve ser persistente.

Para o segundo dia de desfiles da Marquês de Sapucaí, na noite da segunda (24), e na madrugada e amanhecer da terça-feira (25), também não é possível descartar o risco de chuva, porém de fraca a no máximo moderada intensidade, afirmou o Inmet.

Segundo o órgão, a chance de chover no primeiro dia de desfiles no Rio é maior do que no segundo dia de desfiles.

Na quarta-feira de cinzas (26), as pancadas de chuva podem voltar moderadas a fortes à tarde e à noite. Por causa do excesso de nebulosidade e a passagem da frente fria, o Rio de Janeiro não tem calorão neste Carnaval.

< Grupo leva festejos de Carnaval para crianças em hospital de SG Estado lança campanha contra assédio no Carnaval do Rio <