terça, 27 de outubro de 2020

Maçarico ligado: Termômetro marca 49°C em Niterói

Registro foi feito por volta das 11h desta quinta-feira (20). Foto: Plantão Enfoco

Um termômetro instalado na Estrada Caetano Monteiro, em Pendotiba, Niterói, marcava 49ºC de temperatura, por volta das 11h desta quinta-feira (20). A marcação do termostato é ainda mais elevada quando comparada com a previsão do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), que aponta 37ºC de máxima na cidade durante o dia.

Nas vésperas da abertura oficial do Carnaval 2020, o Estado do Rio tem apresentado dias de sol forte e calorão. Apesar disso, o Inmet garante que chegará uma frente fria durante a folia, que vai aumentar as condições para chuva.

Chuva no carnaval

A passagem de uma frente fria sobre o Rio no sábado (22) deixa o tempo mais instável e estimula a formação de grandes áreas de instabilidade já no início do Carnaval.

Pancadas de chuva moderadas a fortes podem ocorrer um dia antes, já nesta sexta-feira (21), principalmente à noite, e também no sábado (22). Nos dias 23 e 24, domingo e segunda, as áreas de instabilidade enfraquecem, mas ainda devem provocar chuva a qualquer hora.

Para o primeiro dia dos desfiles, na noite do domingo (23) e na madrugada da segunda-feira (24), o risco de chuva é alto. A previsão é de chuva com até moderada intensidade. A chuva pode variar de intensidade entre a noite do domingo e o amanhecer da segunda, mas deve ser persistente.

Para o segundo dia de desfiles da Marquês de Sapucaí, na noite da segunda (24), e na madrugada e amanhecer da terça-feira (25), também não é possível descartar o risco de chuva, porém de fraca a no máximo moderada intensidade, afirmou o Inmet.

Segundo o órgão, a chance de chover no primeiro dia de desfiles no Rio é maior do que no segundo dia de desfiles.

Na quarta-feira de cinzas (26), as pancadas de chuva podem voltar moderadas a fortes à tarde e à noite. Por causa do excesso de nebulosidade e a passagem da frente fria, o Rio de Janeiro não tem calorão neste Carnaval.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

1 thought on “Maçarico ligado: Termômetro marca 49°C em Niterói

  1. Estes termômetros de rua são muito imprecisos quando incide sol neles, eles funcionam como um forno nesta condição. Para se medir temperatura onde está incidindo raios solares, somente com termômetro de laboratório, que são caríssimos.
    Obs.: A temperatura ao sol ou a sombra é a mesma.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *