domingo, 29 de novembro de 2020

Mais 103 ônibus climatizados na frota intermunicipal de SG e Itaboraí

Segundo as empresas, ônibus serão mais confortáveis e acessíveis (Foto: Rio Ita/Divulgação)

Em abril, 103 ônibus com ar condicionado serão integrados à frota intermunicipal de São Gonçalo, Itaboraí e Tanguá. Os veículos são das empresas Rio Ita e Auto Ônibus Fagundes, que percorrem linhas intermunicipais entre as cidades do Leste Fluminense e o Rio de Janeiro.

Os novos veículos se juntam as outras 183 unidades que foram recebidas em 2018, totalizando 286 novos ônibus em operação desde o ano passado. De acordo com as empresas, com a nova frota em circulação, 71% dos ônibus da Auto Ônibus Fagundes passarão a ter ar condicionado. Já na Rio Ita, o índice já chega a 43%.

Segundo o gerente geral do Centro Sistêmico Operacional (CSO) das duas empresas, Cássio Santana, os veículos serão distribuídos por diversas rotas. “Vamos alcançar uma boa cobertura de ônibus refrigerados nas linhas. Inclusive, em algumas delas, teremos 100% da operação com esse tipo de veículo’’, disse Santana.

A movimentação de pessoas entre São Gonçalo e Niterói é considerada o segundo maior do Brasil, segundo estudo do IBGE em 2015. Cerca de 120 mil pessoas se deslocam diariamente entre as duas cidades.

Mais acessibilidade

Os ônibus possuem 41 poltronas acolchoadas com maior espaçamento, sendo parte preferencial a pessoas portadoras de passes especiais, como idosos e gestantes, e um assento destinado a pessoas obesas. Os veículos possuem suportes ‘pega-mão’ para quem viaja em pé e elevadores semiautomáticos para o embarque de pessoas com mobilidade reduzida, além de área reservada para acomodação da cadeira de rodas e cão guia acompanhante.

Os coletivos contam também com câmeras de monitoramento, GPS e também são menos poluentes, já que possuem motorização dentro das normas do sistema EURO 5.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *