Cidades

Mais berçários nas escolas de Maricá

Cinco berçários foram inaugurados em cinco unidades de educação infantil para atender 80 bebês e crianças matriculadas na rede. Foto: Marcos Fabrício/Ascom Maricá

Cinco berçários foram inaugurados, na manhã desta segunda-feira (2), em cinco unidades de educação infantil para atender 80 bebês e crianças matriculadas na rede municipal de ensino. As duas salas equipadas vão funcionar no período integral e cada uma tem capacidade para receber oito bebês a partir de 4 meses e crianças de até 2 anos de idade.

As unidades são: Centro de Educação Infantil de Maricá (CEIM) Sidneia da Silva Costa, no Boqueirão; CEIM José Carlos de Almeida e Silva, em Inoã; CEIM Marilza Medina, em Cordeirinho; CEIM Lucimere Melo, em Santa Paula; CEIM Valéria Passos, em Itaipuaçu.

Neste período de adaptação, os espaços funcionam em dois turnos: de 8h às 10h e de 13h às 15h. A capacidade dos berçários foi estabelecida em norma municipal de forma a garantir o melhor cuidado possível para as crianças.

"Essa primeira infância é importante porque é o momento em que os neurônios estão sendo formados e a escola vai consolidar o afeto, o amor, a nutrição, a segurança e a saúde dessas crianças", afirmou a secretária de Educação, Adriana Luiza da Costa.

No CEIM Sidneia da Silva Costa, os pais se sentiam confiantes em deixar os pequenos com a equipe formada por duas professoras e duas auxiliares qualificadas para exercerem a função, como foi o caso da balconista Letícia Fonseca, de 19 anos.

"É muito bom e facilita muito a nossa vida. Hoje em dia, arrumar alguma pessoa de confiança está muito caro. Temos que trabalhar para pagar os outros para tomar conta de uma criança. Tendo o berçário fica muito mais em conta", relatou a mãe do Davi Matheus, de 5 meses.

O berçário possui um fraldário equipado, uma sala de amamentação para crianças que ainda precisem de aleitamento materno, uma nutricionista especialista em alimentação infantil, lactário, além de brinquedos pedagógicos lúdicos para a distração dos pequenos.

"É muito importante enquanto escola termos a participação da família. Costumo falar que na minha época não tinha isso. Então temos que abraçar com unhas e dentes essa oportunidade que o município está ofertando. Estou muito feliz", discursou a diretora da unidade, Patrícia Ornelas.

O CEIM Sidneia da Silva Costa possui cerca de 200 alunos com idades que variam de 5 meses a 5 anos de idade.

< Sarampo: Dia D de vacinação no próximo sábado em SG Chuvas deixam 10 desalojados em Niterói <