segunda, 28 de setembro de 2020

Mais de 2 mil pessoas imunizadas contra o Sarampo em Niterói

Cerca de 300 profissionais foram mobilizados para atuar nas salas de vacina do município. Foto: Divulgação – Prefeitura de Niterói

Durante este sábado (1º), a Fundação Municipal de Saúde de Niterói realizou o dia D de vacinação contra o Sarampo para pessoas de 6 meses a 59 anos que nunca receberam a dose da vacina ou que estavam com o calendário vacinal incompleto. Até o início da tarde, foram aplicadas 2404 doses da imunização, informou a Prefeitura.

Cerca de 300 profissionais foram mobilizados para atuar nas salas de vacina do município, distribuídas nas policlínicas regionais, unidades básicas de saúde e módulos do Programa Médico de Família, das 8h às 17h.

Bruna Ramos, 19 anos, estudante de medicina, esteve na Policlínica Regional de Piratininga e contou que considera muito importante a realização da campanha.

“Esse é um movimento importante para incentivar as pessoas a procurarem uma unidade de saúde e se proteger contra o sarampo. Eu sempre compareço às campanhas para deixar minhas vacinas em dia. Gostei muito do atendimento aqui na Policlínica”, contou Bruna.

A psicóloga, Julia Ferreira Carvalho, 27 anos, também esteve na unidade para receber a dose da vacina e levou sua filha, Manuela de 6 meses de idade.

“Fico muito atenta as vacinas da Manuela e aproveitei o sábado para fazer a dose dela e atualizar a minha caderneta. É muito importante manter as imunizações em dia para se proteger contra as doenças”, falou Julia.

A secretária municipal de Saúde, Maria Célia Vasconcellos, esteve pela manhã no Caminhão Itinerante do Estado e depois visitou algumas unidades de saúde.

“Hoje estamos realizando mais uma etapa da campanha de vacinação contra o sarampo. Fomos prestigiar a iniciativa do Estado, com o caminhão itinerante, e visitamos nossas unidades de saúde. A imunização continua acontecendo durante a semana e é fundamental que as pessoas procurem pela vacina”, disse a secretária.

Maria Célia aproveitou para agradecer a parceria de outras pastas. “Não posso deixar de agradecer a Secretaria de Conservação e Serviços Públicos e ao Terminal Rodoviário, que nos deram todo apoio para realização do caminhão do Estado”, disse.

A doença 

O sarampo é uma doença infecciosa exantemática aguda, transmissível e contagiosa, podendo evoluir com complicações e óbito. A transmissão ocorre de pessoa a pessoa, por meio de secreções respiratórias. A vacina é a única forma de prevenção.

Salas de vacina 

Policlínicas Dr. Carlos Antônio da Silva – Rua Jansen de Mello s/nº, São Lourenço; Dr. Sérgio Arouca, Praça Vital Brazil s/nº – Santa Rosa; Dr. Guilherme Taylor March – Rua Desembargador Lima Castro, 238, Fonseca; Dr. Francisco da Cruz Nunes – Rua Ver. Armando Ferreira, 30, Largo da Batalha; Assistente Social Maria Aparecida da Costa – Est. Engenho do Mato s/nº, Itaipu; Dr. Renato Silva – Av. João Brasil, s/nº- Engenhoca; e Dr. João da Silva Vizella, Rua Luiz Palmier, 726 – Barreto e Policlínica de Piratininga, Rua Marcolino Gomes Candau, 111, em Piratininga.

Unidades Básicas de Saúde (USB) do Centro, Morro do Estado, Santa Bárbara, Engenhoca e Baldeador.

Programa Médico de Família (PMF) e Clínica Comunitária da Família (CCF), Bernardino, Cafubá I, Cafuba II, cafuba III, Cantagalo, Caramujo, Colônia, Engenho do Mato, Grota I, Grota II, Ititioca, Jonathas Botelho, Jurujuba, Leopoldina, Maceió, Maravista, Marítimos, Maruí, Matapaca, Nova Brasília, Palácio, Preventório I, Preventório II, Souza Soares, Viçoso, Vila Ipiranga, Viradouro, Vital Brasil e CCF Badu, Ilha da Conceição, Teixeira de Freitas e Várzea das Moças, Morro do Céu, Cavalão e Coronel Leoncio. 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *