sábado, 10 de abril de 2021

Mais segurança para cariocas e turistas no Cristo Redentor

Veículo auxilia o trabalho dos agentes com foco na proteção dos pontos turísticos – Ricardo Cassiano/Prefeitura

Cariocas e turistas terão mais segurança na Praça São Judas Tadeu, no Cosme Velho, um dos principais acessos de turistas e cariocas ao monumento do Cristo Redentor. A Prefeitura do Rio instalou nesta terça-feira (6) um carro comando da Guarda Municipal (GM-Rio) no local.

O veículo serve de ponto de apoio para as forças de segurança que atuam na região, dando suporte tecnológico no monitoramento da área. O projeto, realizado em parceria com a Secretaria Municipal de Turismo prevê o reforço da presença da GM-Rio nos principais pontos turísticos da cidade.

O efetivo também foi reforçado, passando a contar com dez guardas municipais, que atuarão diariamente no local em ações de ordenamento urbano e de trânsito, coerção a irregularidades e pequenos delitos, como a atuação de flanelinhas, e também para auxiliar os visitantes do ponto turístico.

As equipes serão formadas por guardas municipais dos Grupamentos Especiais de Trânsito (GET) e de Apoio ao Turista (GAT), que realizam trabalho especializado, e de equipes da inspetoria da área.

“A Guarda Municipal sempre esteve presente no Corcovado, tanto na estátua com guardas bilíngues quanto nos acessos ao monumento. Vamos reforçar nossas ações com mais tecnologia e inteligência, essenciais para o sucesso das missões. O carro comando vai dar esse suporte ao nosso efetivo e às demais forças de segurança que atuam na área, como a Polícia Militar. O trabalho integrado só vai beneficiar os cidadãos”, destacou o comandante da GM-Rio, inspetor geral José Ricardo.

O secretário municipal de Ordem Pública, Brenno Carnevale, destacou que a integração das forças de segurança envolvidas neste projeto é de suma importância para entregar pontos turísticos mais seguros.

“Esse local é um cartão-postal da nossa cidade, não só para o turista, mas também para o cidadão carioca, que muita vezes, diante de uma eventual desordem e violência, sente-se desestimulado a frequentar pontos turísticos. Nossa ideia é resgatar o espaço, coibindo pequenas ilegalidades, extorsão praticada a motoristas e proibindo o comércio ambulante irregular na região”, disse.

O carro comando dispõe de duas estações de trabalho com acesso à internet e aos sistemas de monitoramento da instituição, como os de rádio fixo e de câmera, que permitirá o acompanhamento remoto para auxiliar o trabalho dos agentes nas vias. O Corcovado é o primeiro ponto turístico da cidade a contar com essa tecnologia.

“Essa inauguração é essencial porque coordena um dos pontos mais importantes de visitação da cidade, que por muito tempo passou por um período de degradação, uma presença muito grande de pessoas que traziam hostilidades aos turistas. Então, a gente resgata um ponto muito importante para o turismo do Rio”, disse o secretário municipal de Turismo, Cristiano Beraldo.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *