quinta, 26 de novembro de 2020

Maricá abrirá terceiro polo para pacientes com Covid-19 nesta segunda

Polo terá capacidade para atender 500 pessoas por dia. Foto: Divulgação/Ascom Maricá

O terceiro e último polo de atendimento exclusivo para pacientes com sintomas suspeitos do novo coronavírus será aberto nesta segunda-feira (20), a partir das 8h. A estrutura, com capacidade para atender 500 pessoas por dia, foi montada na Rua Capitão José Caetano de Oliveira, em Ponta Negra e funcionará todos os dias, das 8h às 20h, assim como nas outras duas estruturas já existentes.

Em funcionamento desde o último dia 6, no Esporte Clube Maricá, localizado na Rua Álvares de Castro, no Centro, o primeiro polo já realizou 429 atendimentos e efetuou a remoção de 43 pacientes para o Hospital Municipal Conde Modesto Leal, também na região central, onde os casos suspeitos são tratados em uma ala específica da unidade.

Já o polo de Itaipuaçu, aberto na última segunda-feira (13), registrou até esta sexta-feira (17) 142 atendimentos, com 3 remoções para o hospital Conde Modesto Leal. 

De acordo com a prefeitura, os polos funcionam da seguinte maneira: em todas as tendas os atendimentos são precedidos de um protocolo de classificação de risco, que determina a necessidade de urgência para cada caso. Logo na entrada, os pacientes e acompanhantes têm acesso a um lavatório com água, sabão e álcool em gel para higienização das mãos. Antes de passar pela avaliação médica, os pacientes são divididos em duas alas, com ou sem febre. Os idosos são atendidos separadamente dos demais grupos.

Diariamente, trabalham em cada polo quatro médicos, cinco enfermeiros três técnicos de enfermagem e um auxiliar de farmácia (responsável pela distribuição de medicamentos relacionados a sintomas de gripe), além de seis servidores na administração e quatro para a limpeza dos locais. Duas ambulâncias ficam à disposição nos polos para possíveis remoções de pacientes que apresentarem quadro de gravidade.

Segundo a subsecretária da Rede de Atenção e Saúde Coletiva da Secretaria de Saúde, Solange Oliveira, com o funcionamento do novo Hospital Municipal Dr. Ernesto Che Guevara, em São José do Imbassaí, que abrirá somente para atender as demandas específicas do Covid-19, o município passará a contar com 100 leitos de Centro de Terapia Intensiva (CTI).

“Ganhamos 20 leitos de CTI no Che Guevara, mais 50 leitos de enfermaria que vão ganhar aparelhos de respiradores iguais ao CTI, totalizando 70 só na nova unidade. No Hospital Municipal Conde Modesto Leal saltamos de cinco para 30 leitos. Porém, 10 ficarão exclusivos para atender os casos do cotidiano”, explicou Solange.

Vale lembrar que nos polos de atendimento não será feita a coleta de amostras para testagem da infecção por novo coronavírus. Apenas é feita a estabilização para a remoção para o hospital.

Publicada às 20h54

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

1 thought on “Maricá abrirá terceiro polo para pacientes com Covid-19 nesta segunda

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *