segunda, 18 de janeiro de 2021

Maricá alerta para mudança de estágio por conta das chuvas

Chuva, frente fria, Covid-19, coronavírus, pandemia, Maricá
Já para as próximas 24 horas, há previsão de acumulados de chuva de mais de 60 mm. Foto: Pedro Conforte

A Prefeitura de Maricá, através da Secretaria de Proteção e Defesa Civil, declarou que o município entrou em estágio de atenção por conta das chuvas, nesta segunda-feira (7). O anúncio tem como base a previsão para as próximas 24 horas, de acumulados de chuva de mais de 60mm. Em Niterói, o tempo instável não deve dar trégua até quarta-feira (9), segundo a Defesa Civil.

De acordo com a Prefeitura de Maricá, nas últimas horas, os pluviômetros do Centro Nacional de Monitoramento e Alerta de Desastres Naturais (CEMADEN) mostraram acumulados de até 20,19mm na cidade, registrados no distrito de Inoã.

Já em Niterói, de acordo com o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil, na tarde desta segunda-feira (7) o céu seguiu encoberto com chuva fraca a moderada por conta da atuação da Zona de Convergência do Atlântico (ZCAS). Associadas à ZCAS, a intensificação de áreas de instabilidade pode contribuir para chuva forte no período da noite.

Para terça-feira (8), a previsão é de que o tempo siga instável em Niterói, com céu encoberto e previsão de chuva contínua ao longo dia, podendo ser mais intensa entre a madrugada e manhã. Ainda são esperados acumulados elevados de chuva ao longo do dia. As temperaturas seguem amenas e os ventos fracos a moderados.

Somente na quarta-feira (9), a chuva começa a diminuir de intensidade e deve variar entre fraca a moderada em alguns pontos. As temperaturas estarão estáveis e os ventos estarão fracos a moderados. Mesmo assim, o o Centro de Monitoramento e Operações da Defesa Civil reitera os seguintes cuidados:

  • Os moradores de áreas de risco devem ficar atentos para indícios de ameaças de deslizamentos e estarem preparados para se deslocarem para locais seguros;
  • As pessoas que estiverem em locais seguros devem permanecer nestes locais até o aviso de chuva intensa cessar;
  • Evitar transitar em áreas alagadas e próximas a córregos, canais e rios sujeitos a transbordamento;
  • Em casos de ventos fortes e/ou chuvas com descargas atmosféricas, evitar ficar próximo a árvores, redes de distribuição de energia elétrica, toldos, tapumes ou em áreas descampadas.
(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *