Cidades

Maricá: Bloco da Gabriela completa 45 anos de folia

Os foliões aproveitaram a tarde de segunda-feira de carnaval para curtir o tradicional Bloco da Gabriela. Foto: Ramon Ribeiro

Tradição em Maricá, o Bloco da Gabriela anima a tarde desta segunda-feira (24) de carnaval no Centro da cidade. O bloco completa 45 anos de muita alegria e diversão, e nem mesmo a chuva desanimou os foliões. A expectativa é superar o público do ano passado, que arrastou 40 mil pessoas atrás do trio.

O Bloco começou com um grupo de amigos que saiam com suas namoradas para um desfile de miss, em Maricá. Os homens se vestiam de mulher, e as mulheres de homem. Já o nome Gabriela, foi escolhido por Dona Lucinda, mãe de um dos integrantes do grupo, que foi criado em 1975.

Dona Lucinda, entrando na brincadeira, criou uma música para o bloco, que arrasta uma multidão de foliões em Maricá.

"Ô Gabriela, ô Gabriela, levanta a saia para ver se é donzela. Ô Gabriela, ô Gabriela, levanta a saia para ver se é donzela".

Para o morador Filipe Cabral, o bloco é um dos poucos que conserva o carnaval de rua na cidade.

"Sempre gostei de carnaval, o problema é que as pessoas as vezes não sabem aproveitar, mas esse bloco é bem antigo e organizado, dá para curtir com a família", disse o professor.

Acompanhado de sua esposa e de suas duas filhas, vai curtir a folia fantasiado de mulher maravilha.

Já o vendedor Jorge Luis, morador de São Gonçalo, vem curtir a folia com um grupo de 106 palhaços. Todas as roupas são confeccionadas por sua esposa, Márcia Cristina.

O grupo é formado por uma grande família, com primos, sobrinhos, cunhados, irmãos, amigos e muita animação. Vídeo: Ramon Ribeiro.

"No ano passado éramos um grupo de 42 palhaços, esse ano 106, e a meta é trazer 200 palhaços para o carnaval de 2021", disse empolgado.

< Bombeiros resgatam criança e dois homens que se afogaram em Itaipuaçu Plano de saúde não pode ser rompido durante tratamento médico <