quarta, 21 de outubro de 2020

Maricá dá início à Operação Verão

A Secretaria de Proteção e Defesa Civil de Maricá deu início na última sexta-feira (14) à Operação Verão, que será realizada até 17 de março do próximo ano. O objetivo é reforçar o efetivo de guarda-vidas e de postos de salvamento nas praias de Maricá e no complexo lagunar. A operação se inicia às vésperas do verão e no início das férias escolares, época em que é notado um aumento na frequência de áreas de lazer. Por isso, a importância de um efetivo ampliado, para ajudar a diminuir os índices de afogamentos. Segundo a Sociedade Brasileira de Salvamento Aquático (Sobrasa), 16 pessoas morrem por dia, vítimas de afogamento no país. Outro dado preocupante da Sobrasa é que o afogamento é a segunda maior causa de morte de crianças de um a seis anos de idade.

Operação Verão nas praias de Maricá acontece até 17 de março de 2019 (Foto: Divulgação)

De acordo com a secretaria, é importante que o banhista observe bem o local onde pretende entrar e o comportamento das ondas e das correntes. Algumas recomendações importantes: nadar apenas em áreas supervisionadas por guarda-vidas; consultar o guarda-vidas para saber as condições para o banho e o local mais apropriado para o banho, longe das correntes de retorno; nunca nadar sozinho; redobrar o cuidado com as crianças, mantendo-as sempre ao alcance dos olhos; ter cuidado com o consumo de álcool, pois ele afeta as habilidades motoras e de percepção.

Na Operação Verão, a secretaria terá postos nos seguintes locais:

– Itaipuaçu (em frente às ruas 53, 63, 70, 83, Peixão e Aeronáutica);

– Barra de Maricá (em frente às ruas 0, 4, 10 e 13);

– Guaratiba (em frente às ruas 30 e 40);

– Cordeirinho (em frente às ruas 90, 107 e 115);

– Ponta Negra (próximo a Curva do S e no canto, próximo ao Villar da Praia);

– Lagoa do Boqueirão e Orla Zé Garoto.

A localização dos postos de guarda-vidas foi definida utilizando as estatísticas de salvamento em períodos anteriores, as características do local como correntes de retorno (valas) e profundidade e o número de banhistas em cada local. A Secretaria de Proteção e Defesa Civil está disponível pelo número 199 para mais informações sobre a Operação Verão.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *