sexta, 04 de dezembro de 2020

Maricá decreta fechamento de comércios

A medida deve ocorrer, de forma inicial, apenas neste final de semana e na segunda (23). Foto: Arquivo – Plantão Enfoco

Maricá decretou o fechamento de todos os comércios da cidade. A medida emergencial foi divulgada pelo prefeito Fabiano Horta na tarde desta sexta-feira (20) e deve ocorrer, de forma inicial, apenas neste final de semana e na segunda (23). A deliberação serve para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19) no município.

Só estão permitidos os funcionamentos de padarias, mercados, supermercados, farmácias e postos de gasolina. “Sei o quanto essa medida afeta os trabalhadores de Maricá, mas se a gente para agora, iremos ganhar lá na frente”, conta o prefeito.

O novo decreto proíbe o funcionamento de bares e restaurantes até segunda-feira (23) – no decreto anterior, esses estabelecimentos podiam abrir em horários específicos e com capacidade reduzida a 30%.

Horta defende que essa medida vai gerar efeitos positivos para diminuir o número de vidas impactadas pelo novo coronavírus. Ele contou ainda que percorreu as ruas da cidade pela manhã e observou movimentação elevada.

“As pessoas precisam entender que é um momento que elas precisam se isolar, que só assim será evitada a transmissão em larga velocidade do vírus. Diante da gravidade, estou editando um decreto municipal que fecha todo comércio local até segunda-feira (23)”, explica Fabiano Horta.

A cidade continua sem nenhum caso confirmado e tem 8 casos suspeitos ainda aguardando análise, segundo a Prefeitura. No entanto, mesmo assim, todas as praias da cidade já tiveram acessos interditados pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil por tempo indeterminado nesta sexta-feira (20).

Espraiado é isolado

Em espraiado foi intensificada a ação. Foto: Divulgação

As cachoeiras de Espraiado, área rural da cidade, também tiveram seus acessos bloqueados, para evitar que haja aglomeração em bares e restaurantes.

Aqueles que insistem em permanecer nas praias ou desconhecem as medidas, estão sendo convidados pelos agentes a se retirarem das areias.

Através da redes sociais, moradores elogiam a medida. É o caso da dona de casa Nilza Rangel, 56 anos. “É preciso fazer isso para que a população entenda a gravidade do problema, pois se fizer sol, as pessoas vão querer ir para praia. Espero que isso passe logo”, disse.

A medida foi anunciada para combater a circulação de turistas e visitantes nesses locais. O prefeito da cidade ressaltou a importância da não aglomeração.

“Ou a gente afasta as pessoas desse primeiro contato ou teremos uma difusão que vai fazer com que milhares de pessoas contraiam a doença e tenhamos diversos óbitos. Precisamos evitar que isso aconteça e essa medida carrega essa dureza. Sabemos da natureza turística que a nossa cidade carrega, vimos as praias de Maricá lotadas no último domingo, não queremos neste final de semana manter a aglomeração nas nossas praias”, explicou.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

2 thoughts on “Maricá decreta fechamento de comércios

  1. A prudência anda de mãos dadas com a sabedoria.
    Parabéns pela sensatez e ações preventivas.
    ????

  2. Essa medida, não atinge postos de gasolina, supermercado, farmácias, só comércios de grande porte, podem abrir, não vejo sensatez, nessa medida, veja dois pesos e duas medidas, quanto aglomeração em praias e bares foi acertada a medida, será que em supermercado não existe fluxo grande de pessoas circulando.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *