Cidades

Maricá decreta fechamento de comércios

A medida deve ocorrer, de forma inicial, apenas neste final de semana e na segunda (23). Foto: Arquivo - Plantão Enfoco

Maricá decretou o fechamento de todos os comércios da cidade. A medida emergencial foi divulgada pelo prefeito Fabiano Horta na tarde desta sexta-feira (20) e deve ocorrer, de forma inicial, apenas neste final de semana e na segunda (23). A deliberação serve para evitar a propagação do novo coronavírus (Covid-19) no município.

Só estão permitidos os funcionamentos de padarias, mercados, supermercados, farmácias e postos de gasolina. "Sei o quanto essa medida afeta os trabalhadores de Maricá, mas se a gente para agora, iremos ganhar lá na frente”, conta o prefeito.

O novo decreto proíbe o funcionamento de bares e restaurantes até segunda-feira (23) – no decreto anterior, esses estabelecimentos podiam abrir em horários específicos e com capacidade reduzida a 30%.

Horta defende que essa medida vai gerar efeitos positivos para diminuir o número de vidas impactadas pelo novo coronavírus. Ele contou ainda que percorreu as ruas da cidade pela manhã e observou movimentação elevada.

“As pessoas precisam entender que é um momento que elas precisam se isolar, que só assim será evitada a transmissão em larga velocidade do vírus. Diante da gravidade, estou editando um decreto municipal que fecha todo comércio local até segunda-feira (23)", explica Fabiano Horta.

A cidade continua sem nenhum caso confirmado e tem 8 casos suspeitos ainda aguardando análise, segundo a Prefeitura. No entanto, mesmo assim, todas as praias da cidade já tiveram acessos interditados pela Secretaria de Proteção e Defesa Civil por tempo indeterminado nesta sexta-feira (20).

Espraiado é isolado

Em espraiado foi intensificada a ação. Foto: Divulgação

As cachoeiras de Espraiado, área rural da cidade, também tiveram seus acessos bloqueados, para evitar que haja aglomeração em bares e restaurantes.

Aqueles que insistem em permanecer nas praias ou desconhecem as medidas, estão sendo convidados pelos agentes a se retirarem das areias.

Através da redes sociais, moradores elogiam a medida. É o caso da dona de casa Nilza Rangel, 56 anos. "É preciso fazer isso para que a população entenda a gravidade do problema, pois se fizer sol, as pessoas vão querer ir para praia. Espero que isso passe logo", disse.

A medida foi anunciada para combater a circulação de turistas e visitantes nesses locais. O prefeito da cidade ressaltou a importância da não aglomeração.

“Ou a gente afasta as pessoas desse primeiro contato ou teremos uma difusão que vai fazer com que milhares de pessoas contraiam a doença e tenhamos diversos óbitos. Precisamos evitar que isso aconteça e essa medida carrega essa dureza. Sabemos da natureza turística que a nossa cidade carrega, vimos as praias de Maricá lotadas no último domingo, não queremos neste final de semana manter a aglomeração nas nossas praias”, explicou.

< Fogo atinge vegetação em Maricá Limite para venda de álcool em gel, máscaras e luvas no Rio <