quarta, 28 de outubro de 2020

Maricá encerra mês de Conscientização do Autismo

O encerramento deste ciclo de ações aconteceu na Escola Municipal Benvindo Taques Horta, em Ubatiba. (Foto: Divulgação/Prefeitura de Maricá)

Durante todo o mês de abril – em que se comemora o Dia Mundial da Conscientização do Autismo (02/04) – a Prefeitura de Maricá promoveu atividades a respeito da patologia como encontros, palestras e apresentações artísticas, através da Secretaria de Educação.

No final da última semana, o encerramento deste ciclo de ações aconteceu na Escola Municipal Benvindo Taques Horta, em Ubatiba, com uma roda de conversa em que estiveram presentes responsáveis, alunos e ex-alunos da Sala de Recursos da unidade. 

O bate-papo foi conduzido pela professora Patrícia Vaz, que falou sobre a importância da observação das características comportamentais no desenvolvimento infantil logo nos primeiros anos de vida da criança, e teve a presença da mãe dos alunos Murilo e Thales Davi que são autistas diagnosticados precocemente.  

Segundo a diretora geral da E.M. Benvindo Taques Horta, Alexandra Barros de Souza, esse diagnóstico precoce ajuda muito no desenvolvimento cognitivo e intelectual das crianças.

“As intervenções antes dos três anos de idade modificam de forma significativa os sintomas disruptivos e atrasos de linguagem, ajudam preservar nível cognitivo”, afirmou. 

Também estiveram presentes a professora Lucia Araújo, que é gerente de inclusão da Secretaria de Educação, e o ex-aluno da sala de recurso, Rafael Coutinho, que hoje está no 1° ano do Ensino Médio. 

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *