domingo, 20 de setembro de 2020

Maricá estabiliza número de casos de Covid-19 em agosto

álcool em gel, maricá, distribuição, campanha, Ramon Ribeiro
A doença atingiu um ‘platô epidemiológico’ em agosto. Foto: Ramon Ribeiro

Apesar da estabilidade do contágio da pandemia do novo coronavírus em Maricá, a Secretaria Municipal de Saúde emitiu uma nota técnica informando que o maior registro de casos da doença no mês de agosto ocorreu no dia 18, com 76 confirmações da doença.

De acordo com a nota, é possível observar que por volta do dia 15 a doença chegou a um ‘platô epidemiológico’, que representa estabilização no número de casos e mortes pela doença, que se manteve ao longo do mês e a tendência é de permanência do mesmo.

Os estudos apontam que no mesmo mês houve uma média de ocupação de 36 leitos por dia e uma procura de 235 pessoas pelas tendas de atendimento para a Covid-19. Destas, cerca de 35 confirmavam a doença e 35 se curavam da mesma. A taxa de letalidade foi de 0,7 por dia.

A secretaria afirmou, em nota, que “apesar de muito abaixo da média nacional, apenas evidencia o que pregamos desde março: essa é uma doença perigosa e muito letal, pois a cada 10 dia perdemos 7 amigos, parentes, cidadãos da cidade”.

De 27 de agosto a 3 de setembro houve uma procura (por dia) de 234 pessoas que apresentaram algum tipo de sintoma nas tendas da cidade. Isso demonstra um equilíbrio na aparição de sintomas correlatos à doença, com cerca de 31 confirmações por dia, segundo a secretaria de saúde.

Houve também a estabilidade na ocupação dos leitos com 37 leitos ocupados na última semana, o que representa 18,51% dos respiradores disponíveis para os pacientes com Covid-19.

Ainda de acordo com a Secretaria de Saúde, mais de 3 mil moradores da cidade já se recuperaram e possuem anticorpos para o novo coronavírus.

Diante do controle e combate da epidemia do vírus em Maricá, a cidade continua atuando em bandeira 2, que flexibiliza o horário do funcionamento do comércio, bares, restaurantes e academias.

(function(i,s,o,g,r,a,m){i['GoogleAnalyticsObject']=r;i[r]=i[r]||function(){ (i[r].q=i[r].q||[]).push(arguments)},i[r].l=1*new Date();a=s.createElement(o), m=s.getElementsByTagName(o)[0];a.async=1;a.src=g;m.parentNode.insertBefore(a,m) })(window,document,'script','https://www.google-analytics.com/analytics.js','ga'); ga('create', 'UA-1023799-1', 'auto'); ga('send', 'pageview');

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *